sexta-feira, 7 de agosto de 2015

SEJA UMA LUZ

Estima-se que o universo tenha cerca de 70 septilhões de estrelas, mas desde o século XVII os astrônomos têm formulado muitas teorias para explicar porquê apenas 3.000 delas são visíveis daqui da Terra. Edgar Alan Poe, que não era cientista, mas um poeta, foi quem teve a explicação mais elegante e satisfatória para esse fato: “O céu é pretão porque só deu tempo da luz de algumas estrelas nos alcançar. A luz da maioria ainda não chegou.” Foi a mesma coisa que concluiu o cientista Stephen Hawking quando disse que o céu é escuro porque as estrelas possuem data de nascimento diferentes. Se todas tivessem surgido na mesma data, a luz delas chegaria aqui simultaneamente e nossas noites seriam tão claras como o dia!

Que interessante! “Noites claras como o dia”! Seria possível isso? A Bíblia diz que sim: “Se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia” (Isaías 58:10).

Durante os últimos anos, a ciência vem descobrindo que fazer bem as pessoas pode trazer inúmeros benefícios ao corpo e a mente. Muitas terapias psicologicas são baseadas em ações sociais ou humanitárias. Inclusive, realizar trabalhos missionários pode ser uma ótima experiência emocional, e que também, ajuda a desenvolver habilidades de liderança. Como diria John Maxwell: “Se quiser testar um líder, mande-o liderar um grupo voluntário.”  Foi o aconteceu com uma menina de 10 anos de idade chamada Andressa. Um dia, atendendo aos pedidos de sua vó, passou a frequentar um grupo de oração. No começo, seus pais estavam relutantes em permiti-la ir, mas com sabedoria, ela os convenceu a deixá-la participar. Depois de um tempo frequentando o grupo, surgiu no coração dela um desejo profundo de evangelizar as pessoas. Ela dizia que sentia um amor muito grande dentro do seu coração e que, ao observar o líder do grupo pregando para as pessoas, ela sonhava fazer o mesmo com seus amigos. Então ela pediu permissão aos seus pais para se batizar na igreja. Ela foi prontamente atendida. Batizou-se no sábado e na quinta-feira iniciou o seu grupo. Ela começou com 10 crianças, que recebiam a missão de cada uma trazer dois outros amigos ao grupo. Rapidamente o número de membros passou para 20, depois 30, chegando a mais de 45. Assim algumas crianças tiveram que sair para formar seus próprios grupos. Em 4 anos ela passou a ter uma agenda missionária bem ocupada. Todos os dias ela desenvolvia um trabalho diferente. No domingo, ela pregava na rádio comunitária de seu bairro; na segunda ela tinha trabalho missionário; na terça visitava o asilo; na quarta coordenava uma cooperativa artesanal para ajudar famílias carentes; na sexta ela liderava seu grupo de orações intercessórias; e no sábado, dedica-se ao evangelismo. O motivo para tanta dedicação? “Jesus está voltando” — ela dizia: —“ se não fizermos nossa parte agora e quisermos fazer amanhã talvez não dê tempo!”

Ela estava certa. Infelizmente o tempo de Andressa Barragana se esgotou. Em 22 de março de 2008 ás 07:15h, numa manhã de sábado, na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, enquanto ia para pregar na Igreja, o carro onde ela estava chocou-se com um caminhão, ela não suportou os ferimentos e morreu com 14 anos de idade. No pouco que viveu fez muito. Levou mais de 100 pessoas ao batismo e influenciou inúmeras outras com seu exemplo.

Da mesma forma, se sua vida anda escura, depressiva e sem brilho, faça como Andressa, que mesmo muito jovem, levou esperança a inúmeras pessoas e alcançou a grandeza. Sem dúvida, é iluminado os outros que iluminamos a nós mesmos! É abençoando que somos abençoados! 

“Sê tu uma benção.” (Gen. 12:2)

📖 Livro A  Harpa de 1000 Cordas