segunda-feira, 11 de maio de 2015

NÃO CORROMPA SUA IMAGEM

Conta-se que Da Vinci sempre usava pessoas reais como modelos para suas pinturas. Durante o período em que estava pintando o quadro “A Última Ceia”, havia um grande problema inicial: como encontrar alguém tão perfeito para retratar o rosto de Cristo? Assim, centenas de jovens foram avaliados por ele a fim de encontrar alguém que pudesse representar Jesus. Finalmente, ele achou um jovem de 19 anos e, durante seis meses, trabalhou retratando, com base naquele rapaz, o rosto de Cristo. Depois de finalizar, Da Vinci seguiu pintando os apóstolos a partir dos rostos de moradores vizinhos, que se apresentavam voluntariamente como modelos. Ele pintou todos os discípulos, com exceção de Judas, pois ninguém queria emprestar o próprio rosto para retratar o traidor do Filho de Deus. Por isso, Da Vinci gastou muito tempo procurando alguém entre os criminosos de um presídio local. O superior do mosteiro que havia encomendado o quadro já estava chateado com tanta demora. Depois de 6 anos de intensa procura, Da Vinci enfim encontrou um homem que estava preso numa masmorra em Roma. Ele vivia bêbado, era malcheiroso e não tinha nenhuma consideração por si mesmo. Era o modelo perfeito para Judas! Por autorização do rei, o prisioneiro pôde partir com Leonardo para Milão, onde por vários meses o artista trabalhou fazendo daquele miserável o último personagem da pintura. Terminando o trabalho, o condenado deveria retornar junto com seu carcereiro para a prisão em Roma. Mas antes de voltar, ele começou a chorar e, entre gritos, disse a Da Vinci: “Sr. Leonardo, olhe para mim mais uma vez! O senhor não me reconhece?” Da Vinci respondeu: “Há algo de familiar no seus olhos, mas não me recordo de tê-lo visto antes”. Então o homem diz: “Oh, senhor Da Vinci, olhe de novo...  Eu sou o seu Cristo, ou melhor, fui, quando há 7 anos eu era um jovem e o senhor me escolheu para retratar o rosto do Mestre. Veja, porém, o que fiz com minha vida. Hoje, retrato Judas. Tornei-me um verme. Oh Deus, como pude cair tanto?"
 
Quando Deus criou o homem, Ele o fez a sua imagem e semelhança –  no sentido físico e pessoal. Infelizmente, nós mesmo, através de nossos atos, destruímos essa imagem. Portanto, não seja você um "Judas" –  não vire as costas para Deus e não abandone sua fé, assim como fez aquele jovem. A maldade deteriora e envelhece a alma. Mas Deus deseja te renovar, engrandecer, glorificar e transformá-lo a sua imagem, mas antes você precisa andar conforme a vontade do Criador!
 
"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." (2 Coríntios 3:18)
 
📖 Livro A Harpa De 1000  Cordas​