segunda-feira, 1 de junho de 2015

DESENVOLVA SUA HABILIDADE SOCIAL

Robert Oppenheimer e Christopher Langan tinham tudo para vencer na vida. Os dois, além de gêniais, eram esforçados e obsecados por livros. Robert, aos 8 anos de idade, já fazia experimentos químicos complexos, aos 9 falava grego e latim e aos 22 já tinha doutorado, com passagens pelas Universidades Harvard e de Cambridge. Ele  tornou-se num dos físicos mais importantes do século 20 e ficou conhecido como o "pai da bomba atômica", pois liderou o time que a desenvolveu na 2ª Guerra Mundial. Já Christopher Langan tinha um dos maiores QI’s da história: 195 (até mais do que de Einstein, que era 150). Aos 3 anos aprendeu a ler sozinho, aos 15 desenhava perfeitamente, aos 16 gabaritou o vestibular e perto dos 20 decidiu tornar-se físico teórico. No entanto, Christopher fracassou. Largou a faculdade, trabalhou como garçom, operário da construção civil e zelador.  Atualmente vive em casa, sozinho, tentando elaborar uma teoria geral que explique o universo. Mas afinal, o que foi que deu errado com Christopher? Conforme biógrafos, ele nasceu em uma família pobre e desestruturada, chegou à faculdade porque ganhou uma bolsa de estudo, mas teve de largar as aulas depois de perdê-la, porque sua mãe, que nunca acompanhou ou incentivou seus estudos, esqueceu-se de renovar o contrato.

Conforme pesquisas da Universidade do Kansas, crianças que crescem em classes sociais mais baixas ouvem, em média, 32 milhões de palavras a menos que as que nascem nas mais altas, nos primeiros 4 anos de vida.  Isso reflete na forma como elas se relacionam com as pessoas. Assim, ter habilidade social é fator determinante para ser bem-sucedido. Foi o que faltou a Christopher Langan, apesar de sua genialidade. Hoje, é de fato conhecido que em muitas empresas, o talento pode perder a importância para as famosas afinidades. Como diria Timothy Judge: "A personalidade de uma pessoa afeta não só a escolha do trabalho mas quão bem-sucedida ela vai ser na carreira."

As histórias acima trazem duas grandes liçoes:

1 - A forma como  você se relaciona com os outros pode lhe abrir ou fechar muitas portas. Faça amizades sinceras e crie laços onde a convivência é cultivada, como igrejas, escolas, faculdades, empresas, etc. Quanto mais pessoas confiarem em você, maiores serão suas oportunidades.

2 - Se você só se lembra dos outros para lhes pedir algo tem cometido um grande erro. Ninguém gosta de ser lembrado pra isso. Quem costuma viver pedindo pode até ganhar algumas coisas, mas certamente não terá a simpatia de quem lhe deu algo. Sem simpatia, não haverá confiança. Sem confiança, não haverão muitas oportunidades.

“Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei”. (Provérbios 22:11)

 Livro A Harpa de 1000 Cordas