domingo, 11 de janeiro de 2015

QUANDO VOCÊ ESTARÁ PREPARADO?

Afinal, quando alguém realmente está preparado para agir?

Muitas vezes, somos vítmas do que podemos chamar senso de despreparo: o sentimento de que nunca estamos prontos para fazer valer um sonho. Lembro que há alguns anos um rapaz e uma moça foram admitidos na empresa onde eu trabalho. Ele era engenheiro com pós-graduação e a moça ainda estava terminando a faculdade. Ambos tinham atividades e salários equivalentes. Seis meses depois o rapaz foi demitido por incompetência, mas a moça, que a princípio era a mais despreparada, era muito dedicada. Recebeu promoções e trabalhou 4 anos, até o dia em que saiu para abraçar novas oportunidades.

Há pessoas que, mesmo com uma formação avançada, não conseguem decolar na vida, enquanto outras, mesmo sem uma boa formação vão muito mais longe.

Edwin Barnes queria ser sócio de Thomas Edson. Mesmo mal vestido e sem dinheiro, invadiu o escritório do empresário e conquistou uma chance como vendedor, foi ascendendo aos poucos até chegar onde queria.

Soichiro Honda voltou à escola para aprender sobre metais, mas assistia somente as matérias que lhe interessava. Quando o diretor o ameaçou de não expedi-lhe o diploma, disse que aquele documento valeria menos que um ingresso de cinema, pois diploma não garante trabalho a ninguém.

De fato, não adianta estudar sem agir. E mesmo que se aprenda tudo, ninguém estará 100% preparado pra enfrentar os desafios da vida. Como diria Leonardo Boff. “Ninguém vale pelo que sabe, mas pelo que faz com aquilo que sabe".

Henry Ford, Bill Gates, Steve Jobs, Silvio Santos - nenhum desses homens tinha curso superior, mas sabiam o que estavam fazendo. Então, se alguém deseja fazer valer o que sabe, some este conhecimento a ação, e forme o CHA: Conhecimento+Habilidade+Atitude.

"Tu, porém, me conheces, Senhor; tu me vês e provas a minha atitude." (Jeremias 12:3)

Livro A Harpa de 1000 Cordas