sábado, 8 de novembro de 2014

O OLHAR SOBRE OS NEGÓCIOS

Provavelmente você já tenha ouvido a frase “o olhar do dono engorda o boi". Quando falamos em boi estamos nos referindo à negócios ou aquilo que você produz. Mas afinal, como você ver aquilo que você faz?

Exemplos bíblicos e científicos mostram que um olhar pode influenciar as coisas:

◆A Bíblia Sagrada relata que o povo de Israel estava morrendo no deserto porque as pessoas estavam sendo picadas por serpentes abrasadoras, então Deus ordena que Moisés construa uma serpente de bonze para que todos os que olhassem para ela fossem curados. E realmente o milagre aconteceu: todos os que olhavam para aquela serpente de bronze tinham a saúde restaurada. 

◆A Bíblia também relata que depois de ter trabalhado 14 anos para Labao, Jaco decide ir embora, mas atendendo ao pedido do sogro para que fique faz a seguinte proposta: que todos os animais listrados, salpicados e malhados do rebanho de Labao fossem entregues a ele como salário, inclusive os que nasceriam. Os que não tivessem essa característica pertenceriam a Labao. O sogro aceita e logo colocam em prática o acordo. Mais tarde, Jaco pratica um ato de fé para aumentar sua lucratividade: Ele toma algumas varas verdes de estoraque, amendoeira e de plátano, descasca nelas riscos brancos e as instala próximos dos bebedouros (ou cochos), e sempre que os animais vinham beber, olhavam para aquelas varas, bebiam água e concebiam animais que, em sua maioria, eram listados, salpicados e malhados. Realmente "o olhar do dono engorda o boi", pois o relato biblico diz que depois disso Jaco fica rico.

◆Na física quântica um olhar consciente sobre um elemento subatômico pode mudar seu estado de onda em particula. Até hoje os físicos se impressionam com este fenômeno. Como pode algo que, quando se olha para ele comporta-se como partícula, e quando não se olha, atua como uma onda?

◆Sabeti relata em seu livro O Princípio da Totalidade que algumas regiões de nosso corpo emamam grande concentração de energia, entre elas: a palma das mãos, a planta dos pés e, é claro: os olhos.

◆Naporleon Hill acreditava que nosso olhos poderiam disparar ondas de energia, por isso que, de uma forma muito sutil, percebermos quando alguém nos olha. Em seu livro A Lei do triunfo, ele relata que o olhar do milionário americano Andrew Carnegie emanava grande paz e serenidade, um dos motivos pelo qual era considerado um grande líder Master Mind.

◆A Bíblia relata que Jesus tinha um olhar especial, que emanava amor s
pelas pessoas.

Mas as lendas, a ciência, e a biblia relatam efeitos catastróficos por conta de alguns olhares:

◆Na mitologia grega o olhar da medusa poderia transformar qualquer pessoa que a olhasse em pedra.

◆Desde os antigos, acredita-se que um olhar maldoso sobre os recém-nascidos pode causar quebranto. O que fazia as crianças adoecerem. Alguns adultos admitem o mesmo efeito acontece sobre si quando são observados por certas pessoas invejosas.

◆ Na Bíblia, quando Sodoma e Gomorra foram destruídas, a mulher de Lo, desobedecendo a ordem divina, olha para trás, e transforma-se numa estátua de sal.

◆Dizem que o que os olhos não vêem, o coração não sente. A verdade é que os olhos são portas de entrada e saída de nossas emoções. Assim como as mãos são as extensões físicas do coração, os olhos são as extensões não-físicas da alma.

Por isso eu pergunto: de que maneira você ver as pessoas, seu cliente, seu produto, seu negócio?

Se você ama seu negócio, também amará seus clientes e funcionários. Pois como diria o cientista: "para a mecânica quântica o observador e o observado são um só." Ou seja, todos aqueles que possuem alguma participação no seu sucesso são extensões de você mesmo.

Você tem tido coragem de olhar nos olhos de seus clientes e dizer em pensamento: "oh, como eu amo esta pessoa."?

Se você deseja vencer,  então não esqueça:

“No amor e no sucesso a vida funciona do mesmo jeito: amor acontece quando você se torna tão especial que alguém com o seu próprio coração o compra. O sucesso acontece quando aquilo que você faz de coração é tão especial que todos quererm comprar".

Livro A Harpa de 1000 Cordas

A LEI DO IMPULSO

Na física, para que um corpo entre em movimento, é necessário que haja um interação entre dois elementos, e mesmo que o tempo dessa interação seja pequeno, já é o suficiente para termos uma força constante. Esse fenômeno chama-se o impulso.

Não se consegue nada sem impulso. Aviões, navios,  carros, foguetes, etc., não se locomoveriam, nem mudariam de direção, sem uma força impulsora.

Toda vez que iniciamos algo novo precisamos de mais força e energia no começo. A mesma coisa acontece como aviões que gastam a maior parte de seu combustível numa decolagem e economizam quando estão numa zona de estabilidade, a 12 Km de altura.

Portanto, se você pretende chegar longe, a ordem é: comece! A segunda milha será mais fácil que a primeira. Noé não teria construído uma arca sem ter dado a primeira martelada. Disney não teria criado seu império sem ter feito seu primeiro desenho. Da Vinci não teria se tornado num gênio se não tivesse feito sua primeira pintura. Mozart não teria se tornado num fenômeno da música se não tivesse feito sua primeira composição. Enfim, ninguém chega a lugar algum sem impulso. O importante é dar o primeiro passo, o próximo será mais fácil. É por isso que muitos políticos e empresários permanecem no poder porque tiram proveito da lei do impulso, assim como atletas e artistas fazem sucesso durante anos usufruindo dessa mesma lei.

A fé é a mola propulsora das grandes realizações. O mar não se abre e ninguém anda sobre as águas enquanto não arredar o pé da terra firme. Portanto,  impulsione-se!

"Senhor, é por causa de vosso servo e segundo o impulso de vosso coração que executastes todas estas grandes coisas para lhas revelar." (I Crôn: 17:19)

Livro A Harpa de 1000 Cordas