segunda-feira, 10 de novembro de 2014

LIÇÕES DOS FRACASSOS

Napoleon Hill conta em seu livro A Lei do triunfo a história de um rapaz que, sem experiência alguma, queria trabalhar em um jornal como agente publicitário. O gerente do jornal o aceita, pagando-o por comissões. Como o trabalho exigia muito dinamismo e experiência, todos seus colegas esperavam vê-lo fracassar. A primeira coisa que fez foi uma lista dos 13 comerciantes que pretendia visitar. Um detalhe importante é que esses nomes eram daqueles que seus colegas já haviam visitado inutilmente. Ou seja, ele queria fazer o que os outros não haviam conseguido. Então, antes de efetuar a visita vai um jardim público e ler em voz alta os nomes mais de 100 vezes, repetindo sempre: “essa pessoa vai me encomendar anúncios antes do fim do mês.” E foi a luta. No primeiro dia conseguiu 3 clientes. Durante a semana mais 2. Sua lista começou a diminuir. Ele foi tentando... tentando... até que no final do mês ele fechou negócios com 12, só faltava 1 de sua lista. No mês seguinte ele dedicou-se totalmente à visitar essa pessoa, sem produzir mais nada. Todas os dias recebia um não, mas no outro tentava usando um novo argumento.  O comerciante, já cansado de dar desculpas, diz ao jovem:
– Veja bem, meu amigo, você tentou me convencer o mês inteiro para que eu anunciasse no seu jornal.  Gostaria de saber por quê você fez questão de perder tanto tempo comigo?
– Nada disso, – disse o rapaz, – eu tenho frequentado um curso, no qual o senhor é o professor. Agora conheço todos os argumentos que alguém pode apresentar para recusar meus serviços.
Então o comerciante responde:
– Então, nesse caso, devo admitir que recebi lições de persistência com você, o que pra mim valem ouro. E para eu demonstrar minha gratidão vou pagar-lhe as aulas fazendo anúncios no seu jornal.

No Brasil, todo empreendedor experimenta em média 4 fracassos antes de chegar ao sucesso. Na história das grandes empresas, as que vencem são as que aprenderam com suas falhas (lesson learneds). De igual modo, as escolas podem aprovar alunos sem mérito, mas o fracasso não. A vida é opressora com quem não se esforça e só permite avançar aquele que, cedo ou tarde, aprendeu a tirar lições das próprias derrotas.  

“Pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.”  (2 Coríntios 10:18)

Livro A Harpa de 1000 Cordas