sexta-feira, 8 de maio de 2015

FAÇA SEMPRE

Um menino de Esteio, Rio Grande do Sul, era o 14º filho de uma família de 15 filhos. Sua minha mãe morreu quando ele tinha apenas 1 ano e meio. Naquele momento, seu pai começou a dar os filhos. Aos 3 anos, ele foi morar com uma irmã, que havia casado aos 14 anos. Aos 8 anos, ele vendia os pastéis feitos pela irmã, mas como ele era muito displicente e mentiroso, o marido dela, que bebia bastante, batia muito nele. Chegou a levar um soco que lhe arrancou vários dentes. Fugiu de casa três vezes e foi preso pelo Juizado de Menores. Depois disso ele foi para São Paulo. Lá ficou um bom tempo na Praça da Sé, onde sobrevivia vendendo jornais, lavando carro, pedindo coisas. Um dia ele foi preso e o mandaram de volta para Porto Alegre. Lá ele consegue dinheiro para voltar para SP. Um dia, muito deprimido pensou em pular de um viaduto e tirar a própria vida. Um homem lhe perguntou o que estava acontecendo. Depois de conversarem ele lhe convidou a ir a sua casa. Lá é apresentado a sua família, que era toda adventista. Morou com eles 2 anos. Depois desse período ele foi para o Rio de Janeito. Foi morar numa pousada onde estava hospedado com alguns amigos. Como eles não tinham dinheiro para pagar tiveram que fugir à noite pelo telhado. Então ele começou a lavar e a guardar carros em frente ao Copacabana Palace. Ficou 6 meses trabalhando lá e morava na rua. Por ter uma personalidade simpática ele foi apresentado a senhora muito bondosa que lhe convidou a ser seu office-boy. Todos as noites, depois do expediente, ela lhe permitia dormir num sofá do escritório. Ela ainda lhe pagou um tratamento odontológico e lhe ensinou muito sobre o mercado. Aos 17 anos ele sai do Rio de Janeiro. Agora mais maduro e inteligente, volta para São Paulo ajudar sua irmã que estava em dificuldades. Trabalhou no Bradesco Turismo onde conheceu sua esposa com a qual tive 4 filhos. Seu último emprego foi em uma companhia aérea onde foi mandado embora 4 vezes. Na última vez decidiu que não voltaria mais e começou a trabalhar para alguns hoteleiros. Em 1974 abriu a Edo Representações. O nome desse grande vencedor é Elói D’Avila de Oliveira, criador da Flytour Turismo. Hoje com 2.600 funcionários, sua empresa fatura cerca de R$ 4,5 bilhões por ano.

A história de Elói mostra o poder milagroso da persistência, da vontade de aprender e da importância de se ter uma personalidade agradável. Seu lema era: "Faça sempre, se errar comece novamente".  Ele ainda diz: "O brasileiro costuma desistir de seus sonhos com muita facilidade. A competência só vem com a experiência e a disposição para assumir riscos. Vencer exige sacrifício, dedicação e uma certa dose de teimosia".

"O trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo". (1 Tess. 1:3)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas