terça-feira, 4 de novembro de 2014

SALTO QUÂNTICO

Para que um elétron salte para uma esfera maior do que seu estado normal básico, ele precisa de certa quantidade de energia para vencer a tendência. A medida que ganha mais energia, o elétron salta orbital por orbital dentro do átomo até tornar-se livre.  

Certamente você já deve ter ouvido a seguinte frase: "eu só espero que o dia termine bem". No entanto, um dia em que nada deu errado não proporciona crescimento. Da mesma forma como acontece no mundo subatômico, é a incerteza que nos permite evoluir e na indeterminação é que reside o poder da criatividade, da inovação e da melhoria contínua. Assim, as crises, as instabilidades e tudo que deu errado -  são as forças que nos empurram para o aperfeiçoamento.

Semelhantemente ao que Heisenberg descreve em seu princípio da incerteza -  para que um elétron saia de um orbital e vá para outro mais externo, ele precisa ganhar energia e realizar um salto quântico sobre tal zona. Na vida, para que saltemos do fracasso para a vitória, precisamos ampliar nossa energia mental a tal ponto de enfrentarmos com coragem as inúmeras zonas de incertezas. Como ocorre ao elétron, assim é conosco, nossas fronteiras são invisíveis, mas amarradas ao nosso nível de energia, e para superá-las, é preciso ampliar a consciência, saltar de desafio em desafio, até tornar-nos livres. Assim, entre um erro e um acerto sempre existirão zonas escuras, mas, como fizeram os antigos bandeirantes, teremos que superar o desconhecido para ampliar nossas fronteiras. Você não está sozinho nessa luta, e como aconteceu à Jabez, Deus pode te ajudar. 

“Jabez invocou o Deus de Israel,dizendo: Oh! Tomara que me abençoese me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal...” (1 Cron. 4:10)

Livro A Harpa de 1000 Cordas