quarta-feira, 27 de maio de 2015

USE SUA VITALIDADE PARA VENCER

Em 1986 em Chernobyl, na Ucrânia, aconteceu o maior acidente nuclear da história. As causas da tragédia, segundo alguns especialistas, apontam erros humanos e de projeto. No dia da explosão estava agendado um procedimento de rotina no reator 4, que seria desligado e os responsáveis aproveitaram para fazer um teste, mas um problema de resfriamento fez com que a ação terminasse em tragédia. O acidente lançou 70 toneladas de urânio e 900 de grafite na atmosfera. Milhares de trabalhadores perderam a vida tentando combater as chamas e garantir a resfriação do reator. Depois, para conter a radiação operadores sem equipamento adequado passaram 6 meses construindo uma estrutura de isolamento. O alto nível de radiação afetou uma área de 130.000 km2 ao redor da usina. O governo soviético admitiu 15 mil mortes, enquanto organizações não governamentais calculam 80 mil. Segundo números oficiais, 2,4 milhões de ucranianos sofreram de problemas de saúde relacionados ao acidente, como câncer ou outras doenças. Ainda hoje, 6% do PIB ucraniano é destinado aos efeitos da tragédia, como pagamento de indenização às vítimas. Estima-se que a radiação deixará Chernobyl desolada pelos próximos 100.000 anos!

A juventude é a época em que estamos no pico de energia da vida. No entanto, se ela não for bem administrada, o resultado pode ser tão trágico quanto Chernobyl. É exatamente nessa época, quando cérebro e corpo estão na sua máxima capacidade, que deveriamos está focados em estudar e trabalhar arduamente para construção de um futuro brilhante. No entanto, muitos usam essa energia para consumir a vida em diversões, crimes, travessuras amorosas e vício de bebidas e drogas.

Segundo a ciência, quanto mais cedo alguém correr atrás de seus sonhos, maiores serão as probabilidades de realizá-lo antes dos 30 anos. O equipamento-chave para essa jornada é o cérebro, que, começa a morrer e a perder neurônios a partir dos 27 anos. Assim, se alguém decide levar a vida a sério somente depois dos 30 ou 40 anos equipara-se a um alpinista que escolheu subir uma montanha pelo seu lado mais íngreme e difícil, enquanto que aquele que começou aos 20 decidiu subir pelo o lado mais suave e fácil.

Portanto, não seja Chernobyl: não faça de sua existência uma usina de destruição e unitilidades, aproveite sua energia para produzir progresso na sua vida e na sociedade.

"Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade. " (Eclesiastes 11:10)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas