terça-feira, 4 de agosto de 2015

TRATE BEM AS PESSOAS

Um menino nasceu em Boston, em 1706, numa humilde família de 17 irmãos. Ele aprendeu a ler e escrever sozinho, mas aos 10 anos de idade foi obrigado a deixar os estudos para trabalhar com o pai na fabricação de sabão. Mais tarde, empregou-se na oficina gráfica do irmão. Com 17 anos trabalhou como impressor, dedicando as horas de folga ao estudo das letras e das ciências. Aprendeu sozinho francês, latim, e a tocar vários instrumentos musicais. Depois de grande, montou sua própria gráfica e fundou um jornal que virou sucesso nos Estados Unidos. Ficou muito rico e aposentou-se aos 46 anos, mas não parou de trabalhar, passando a dedicar-se a pesquisa científica e a vida política. Como cientista, realizou a famosa experiência de empinar um papagaio numa tempestade, comprovando que o raio é uma descarga elétrica e inventando, assim, o primeiro pára-raios. Seu livro sobre experimentos e observações em eletricidade teve grande repercussão tanto nos EUA quanto na Europa. Além disso, ainda inventou os óculos bifocais. Escreveu numerosos ensaios, artigos, panfletos e livros. Sua vida política também foi repleta de grandes realizações: criou o corpo de bombeiros no estado da Philadelphia; fundou a primeira biblioteca circulante dos Estados Unidos e uma academia que mais tarde se transformou numa universidade; organizou um clube de leituras e debates, que deu origem à Sociedade Americana de Filosofia, e ajudou a fundar o hospital do estado; foi enviado à Grã-Bretanha para solucionar conflitos com a coroa britânica; fez parte do comitê que redigiu em 1776 a Declaração de Independência dos Estados Unidos; foi a França como embaixador e assinou um tratado de aliança entre os dois países e um tratado de paz com a Grã-Bretanha; foi recebido como herói e eleito presidente da Pensilvânia. Faleceu em 17 de abril e, em sua homenagem, teve seu rosto impresso na cédula de 100 dólares. Seu nome é Benjamin Franklin.

Mas afinal, qual foi o segredo da grandeza de Benjamin? Veja as lições abaixo:

1 - Benjamin Franklin ficou conhecido não somente por sua grande atuação nas ciências, mas por sua admirável habilidade social. Apesar de ter sido desprovido de tato na juventude, tornou-se tão diplomático, tão hábil no trato com as pessoas, que foi nomeado embaixador. Disse ele: "Não falo mal de ninguém, falo todo o bem que sei de todo mundo."
 
2 – Segundo o Livro A Lei do Triunfo, de Napoleon Hill, as pessoas prudentes, que conseguem o que querem, são muito cuidadosas com suas palavras. Falar demais, descontroladamente, e sem necessidade, não traz proveito algum para quem quer que seja.
 
3 – Se você se considera um bom profissional e não progride na carreira, saiba que, segundo Dale Carnegie, apenas 15% dos sucessos financeiros de um indivíduo são devidos aos conhecimentos profissionais e cerca de 85% as habilidades interpessoais.

4 – A “crítica construtiva" só serve para construir uma coisa: muro entre você e seu sucesso, e muro entre as pessoas. Crítica é sempre destrutiva. Se você realmente deseja construir algo e crescer na vida, opte por aconselhar, apoiar e incentivar os outros.

“De uma mesma boca procede bênção e maldição... Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria”. (Tiago 3:10-13)
 
📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas