sábado, 10 de janeiro de 2015

RELACIONAMENTOS

Em 1871 Ellen White escreveu que nosso corpo é uma harpa de mil cordas. O conceito musical a qual se refere essa declação também se aplica ao fato de que todos nós, semelhante a instrumentos musicais, estamos numa condição de seres "afináveis" ou "desafináveis" a partir da sintonia com outros instrumentos. Ou seja, a capacidade que temos de influenciar e sermos influenciados é algo incrivelmente notório. 

Um estudo feito pela Universidade de Dartmouth, EUA, mostra que desde o últero materno estamos equipados para nos conectar com outras pessoas, com sentido moral e espiritual, com abertura para o transcendente. Equanto o cérebro do feto no últero materno é formado na décima segunda semana, o coração é gerado na quinta semana. Isso demonstra que, antes mesmo da possibilidade de um ser humano pensar, ele nasceu para amar. Negar esse princípio, é renegar o próprio sentido da existência. 

"Há pessoas que sempre foram amantes, mas nunca foram amadas. Alimentam quimicamente o corpo sem nunca satisfazerem espiritualmente a alma. Quem abraça este estilo de vida, termina seus dias na solidão, ainda que esteja fisicamente envolto na multidão ."

Na fisica quantica, sempre que se tenta isolar uma partícula, ela gerará energia suficiente para romper os limites antes que sua posição ou velocidade sejam determinados. Apesar desse fenômeno ser considerado uma bizarrice entre elementos infinitesimalmente pequenos do mundo subatomico, uma pessoa isolada da sociedade, desprovida de amor e atenção tende a se comportar de forma parecida. No início do século XX, um dos criadores do behavorismo, John Broadus Watson, acreditava que era possível prever e controlar qualquer conduta humana. Para provar que estava certo, testou sua teoria em seus dois filhos. Para Watson, os adultos deveriam ser extremamente rígidos, garantindo que as crianças se desenvolvessem num ambiente cercado de regras e poucos mimos. Nada de beijo, abraço, pegar no colo, no máximo um beijo na testa ou um afago na cabeça depois de uma tarefa bem executada. Esse seria o ápice de um afeto familiar. As críticas aos seus métodos foram inúmeras, mas o pior dos questionamentos surgiu de sua própria esposa, em 1930, ao publicar um artigo onde ela relatava seu desejo de que seus filhos fossem capazes de demonstrar fraquezas e ter lágrimas nos olhos diante de uma poesia ou de um drama da vida. Os filhos Willian e James sofreram depressão na adolescência e na fase adulta. James precisou de acompanhamento psicológico durante anos e William se suicidou. 

"Mentes sãs, relacionamentos sãs. Mentes insanas, relacionamentos insanos. E vice-versa." 

John Donne dizia que "homem nenhum é uma ilha". A exemplo do que acontece no mundo subatômico, ninguém está preparado para viver confinado – sem receber amor ou afeto. Se uma particula, ao tentar ser controlada ou isolada, produz energia capaz de romper os limites que a cercam, uma pessoa isolada produz energia negativa suficiente para entrar em colapso psicológico e romper com seu proprio autocontrole. 

"O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-ser contra a verdadeira sabedoria” 

(prov. 18:1)

Assim, relacionamento é uma necessidade biológica, tal qual as demais necessidades da base da pirâmide de Maslow, no entanto, o grande desafio do cristão é saber relacionar-se e escolher inteligentemente o cônjuge e amigos.

Relacionamento vai além da mera interação e influencia que damos e recebemos por meio de estímulos sensoriais. Por causa das propriedades metafísicas do corpo humano – essa harpa de mil cordas – costumo dizer que somos seres magnetizáveis, de maneira que somos inconscientemente mutacionados por nossos relacionamentos. Assim como um cabeçote magnético grava informações na superfície de um disco rígido, gravamos e recebermos informações pela absorção do espírito e da forma de pensar das pessoas com as quais convivemos. Apesar dos avanços tecnológicos, a presença física de alguém ainda é, e sempre será, a principal forma de interação humana.

Segundo Alberto Brandão, “somos a média das cinco pessoas com as quais passamos mais tempo”. Em seu blog, ele conta que seu irmão era a pessoa mais inteligente que ele conhecia. Mas no começo da idade adulta, enquanto Alberto buscava a compania dos nerds, seu irmão se juntou aos “caras errados”. Em pouco tempo, ele perdeu todos plurais do vocabulário e praticamente se forçava a falar errado, porque era como seus “amigos” falavam. Além disso ele se vestia mal, criou vícios e consequentemente perdeu grandes oportunidades de trabalho, pois buscava se nivelar por baixo de seus companheiros e acabou sendo menos do que podia ser. As amizades erradas o levaram para um destino muito diferente do que qualquer pessoa poderia prever. Para ser igual aos amigos, o irmão de Alberto absorveu defeitos e abdicou de todas as suas qualidades. 

"As amizades somam quantidades, mas multiplicam desfeitos." 

Baseado em varias pesquisas, fiz uma síntese das principais verdades acerca dos relacionamentos:

◆O milionário T. Harv Eker, autor do livro os Segredos da Mente Milionária, diz que o valor de nosso salário varia 20% a mais ou 20% a menos dos salários de nossos amigos mais próximos. Por causa disso, ele aconselha que aqueles que desejam melhorar financeiramente devem buscar a companhia dos ricos, não com o intuitivo interesseiro, mas com o propósito de absorver parte do conhecimentos deles. 

◆ O cientista Paul Pearseal afirma que crianças que costumam fazer as refeições com os seus pais crescem mais inteligentes e mais autoconfiantes.

◆ Nossas amizades podem influenciar nossos casamentos e relações afetivas. Pesquisas informam que o há 75% de chance de alguém se divorciar quando um amigo muito próximo também se divorcia. Se o amigo do amigo se divorcia, há 33% de chance de do companheiro se divorciar. Se o amigo do amigo do amigo se divorciar, a probabilidade de divórcio fica em torno de 15%.

"Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes." 

(1 Coríntios 15:33)

◆ O melhor sistema de educação que já existiu na história era o de mestre-aprendiz, cujo modelo permaneceu até século XVIII, quando, por força do capitalismo, foi substituído pelo atual sistema de ensino em massa, no qual um professor ensina a "multidões" de alunos.

◆ Na mecânica quântica, um par de partículas, uma vez que tenham entrado em interação, continuam em eterna comunicação, mesmo que estejam separados por bilhões quilômetros. Esse fenômeno chama-se entrelaçamento quântico. 

◆O islamismo, hoje com 1,6 bilhões de adeptos, é a religião que mais cresce no mundo. A fórmula do sucesso está na base intelectual gerada pela relação entre pais e filhos. Desde o nascimento, as crianças são ensinadas a recitar o Alcorão (o livro sagrado do Islã). Esse procedimento força a constância da assistência dos pais, que promovem a memorização dos textos do Alcorão pela recitação diaria ao longo de toda a infancia do filho. Dessa forma, as criancas, antes mesmo dos 12 anos conseguem decorar todo o Alcorao que, em algumas edições, possui cerca 600 páginas). O método é tão eficiente que há casos, como o da criança Rukkayatu Fatahu, uma jovem nigeriana, que chegou a memorizar o livro sagrado com apenas três anos. Esse modelo de recitação diária é também praticado no judaísmo, onde as crianças são instruídas a decorar o Pentateuco (os cinco primeiro livros do Torah) que em média, ocorre antes dos sete anos de idade. Apesar de ser uma tradição nessas religiões, Deus na Bíblia mostra que a melhor forma de educação está no relacionamento:

"Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar".

(Deut. 6:7-9)

Provérbios 22:6: "ensine a criança no caminho em que deve andar". A conotação "no" quer dizer "junto". 

◆Relacionamento é base do sucesso na economia. Segundo pesquisas feitas com milionários da Wall Street, EUA, 70% do sucesso nos negócios são atribuídos ao sucesso nos relacionamentos.

◆A história mostra que grandes homens se associavam:

Charlie Chaplin e Albert Einstein;  Michael Jackson e Paul McCartney;  Henry Ford, Thomas Edson e Harvey Firestone; Muhammad Ali e Martin Luther King. 

Na Bíblia, são exemplos de relacionamentos bem sucedidos:

Enoque e Deus; Abraão e L;  Moisés e Josué;  Elias e Eliseu; Davi e Jônata;  Rute e Noemi;  Daniel e seus amigos; Jesus e os discípulos; Paulo e Silas. 

A bíblia também dá exemplos de relacionamentos destrutivos:

Caim e Abel; Sanssão e Dalila; Salomão e suas cincumbinas; Esaú e Jac;  Jó e sua esposa; O filho pródigo e seu irmão mais velho. 

“Ao tentar ser igual a certas pessoas perdemos a chance de sermos melhores que nós mesmos.”

◆ Somos parte de um todo. A filosofia africana Ubuntu expressa bem essa idéia: "sou o que sou graças ao que somos todos nós". Carl Jang e Freud confirmam isso dizendo que a mente humana é formada por uma parte consciente, um inconsciente individual e um inconsciente coletivo. Isso significa que o que somos ou seremos depende em muito de nossa cultura e relacionamentos que cultivamos. Napoleon Hill diz que uma aliança amigável de uma pessoa com outra gera uma mente mestre, ou Master Mind – a fusão de mentes num estado de plena harmonia do inconsciente coletivo. 

◆ Como somos parte de um todo, nossos relacionamentos podem impactar profundamente nosso destino. Em outras palavras, quem você é depende em grande parte de quem você conhece na vida. Dalai Lama dizia que o maior bem que um homem pode ter ao longo de sua história são os seus relacionamentos. Isso se assemlha muito ao que acontece no mundo das coisas pequenas. Por exemplo, na física quântica, a posição ou velocidade de uma partícula não podem ser determinados pois dependem do comportamento de outras partículas. Na biologia uma célula não se reproduz e nem morre sem a anuência de outras células. Sem não fosse essa relação nosso corpo definharia ou incharia, já que, a cada segundo, dez milhões de células estão morrendo e sendo substituídas por novas. 

◆ Somos seres magnetizáveis! O coração humano possui um mecanismo cujo funcionamento mais se assemelha a um marca-passo natural, localizado no nódulo sinuatrial. Esse nódulo, que é composto por células detentoras de propriedades elétricas, aplica pequenos choques no músculo cardíaco, produzindo os chamados movimentos de sístole e diástole (contração e relaxamento). A cada batida, o coração produz ondas magnéticas que podem ser detectadas por equipamentos especiais até uma distância de três metros. A "Teoria Quântica de Campo", diz que essas ondas estão carregadas de partículas da fonte que as gera. Isso quer dizer que, semelhantemente a uma bolha invisível, nosso redor está carregado de pequenas parte de nós mesmos, e quem está próximo sofre influencias. Ou seja, nossos sentimentos, tantos os negativos quanto positivos, ressoam ao e podem afetar outras pessoas. Você já chegou em um lugar onde havia muita gente mal humorada reunida e você se sentiu ruim também? 

Assim, de maneira musicalizada, nosso corpo, como uma harpa de mil cordas, interfere no funcionamento da mente de outras pessoas, confirmando o que dizia Charles Dickens: "O coração humano é um instrumento de muitas cordas. O perfeito conhecedor dos homens sabe fazê-las vibrar todas, como um bom músico". Dessa forma, emitimos energia e vibração o tempo todo, e aqueles que estão expostos a essa "radiação" tendem a ser transformados de forma gradativa mental e emocionailmente. 

"E é pelo coração que se alcança a mente das pessoas!" -. Augusto Cury

Por isso, siga o conselho biblico quanto a não andar nos conselhos dos ímpios, quanto ao não se envolver com julgo desigual, quanto não amar as coisas mudanas, a não apegar-se as más companhias. Como um imã magnetiza o ferro, quem se deixa ser envolvido por grupo ou por outra pessoa tende a sofrer uma metanóia, ou seja, a perda do senso do que é moral e correto, sem notar a própria mudança em sua personalidade. Assim, se você se julga cristão ou uma pessoa de bem, conheça gente melhor do que você. Se você acha que seu nível de consciência é 5 então relacione-se com pessoas de nível 7 em diante. A não ser que você tenha um objetivo nobre, tipo de evangelizar e resgatar almas, o relacionamento com pessoas de baixo nível fará você pior do que elas. Sempre digo que é nosso dever amar a todas as pessoas, mas isso não significa que devemos deixar de sermos criteriosos quanto a escolha do conjuje e dos amigos mais íntimos. 

"Se a inteligência a é contagiosa, a idiotice é dez vezes mais pegajosa! "

Uma palavra final sobre relacionamento:

Em minhas palestras costumo dizer que relacionamento é uma arte - sofrer com ela ou sem ela - faz parte. E se é uma arte, possui métodos e etapas. James Hunter, em seu novo livro “De Volta Ao Mosteiro”, aborda de forma brilhante as quatro fases do Relacionamentos (4 F's):

1 - Fingimento

2 - Fricção

3 - Formação

4 - Funcionamento

Conforme suas pesquisas, todos os relacionamentos passam por essas etapas. Não importa quais sejam (familiar, afetivo, amigável ou profissional). Vejamos como essas fades se desenvolverem:

1 - Fingimento: acontece sempre que iniciamos um relacionamento com alguém. Nessa fase, usamos máscaras e mostramos somente nosso lado bom. Isso não quer dizer que somos falsos ou hipocritas, é apenas uma postura natural de sociabilidade. Nela, todos aparentamos perfeitos de forma que as relações operam a mil maravilhas!

2 - Fricção: é quando passamos a convivência, e aí que começam os conflitos, discórdias, brigas, etc. Nela, vemos os defeitos do outro e vice-versa. É quando a máscara cai!

3 - Formação: nem sempre essa fase ocorre. Ela só acontece quando nos despimos de nossas máscaras e admitimos nossas fraquezas e sentimentos ao outro e vice-versa. É quando aceitamos, perdoamos, choramos, falamos de nossos sentimentos e criamos vínculo. É por isso que Cury aconselha pais e professores a compartilharem suas experiencias e derrotas com filhos e alunos. 

4 - Funcionamento: é quando o amor realmente acontece. Nessa fase o relacionamento atinge sua totalidade. Nela, saltamos para um nivel no qual aprendemos que o amor vai além da ideia de sentimento e passa a resumir-se em decisão e ação (funcionamento)! 

Infelizmente a maioria das pessoas não vão além da fase 2. Casamentos e amizades são desfeitos nos primeiros conflitos (fricção). Preferem romper a relação em vez de optar pela aceitação. Embora o ser humano, em sua essência busca o amor como o ápice da felicidade, poucos são os que estão dispostos a chegar as fases 3 e 4. "Muitos querem os perfumes das rosas mas não querem sujar sua mãos. " dizia Cury. 

Em geral, nossas mães superam todas as fases, pois estão intimamente vinculadas aos filhos. Da mesma forma, Deus deseja criar vínculo conosco, mas é preciso que lancemos fora nossas máscaras e O aceitemos como Salvador. Como diz a Biblia:

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)

É essa a verdadeira essência do relacionamento: o vínculo com o Criador. Quando fizermos isso, nosso corpo, que é essa harpa de mil cordas, estará finalmente afinado para ressoar mais forte a mensagem da salvação a um mundo carente de amor. 

Rony Souza

Engenheiro eletrônico, palestrante, compositor, instrutor de treinamentos, administrador do blog www.ronysouzabr.blogspot.com.br, membro da IASD Glória, trabalha como supervisor de engenharia numa multinacional chinesa e é autor do livro A Harpa De Mil Cordas. 

Contato: ronysouzabr@gmail.com