domingo, 30 de agosto de 2015

RIA & SORRIA MAIS

Ao ser diagnosticado como portador de uma doença que afeta a coluna cervical, Norman Cousins ouviu dos médicos que nada podia ser feito para ajudá-lo e que ele sofreria dores horríveis até morrer. Cousins resolveu então se confinar num quarto de hotel com todo os filmes de humor que pôde encontrar. Viu e reviu todos os filmes, vezes sem conta, dando as gargalhadas mais altas e intensas que podia. Depois de 6 meses, os médicos ficaram atônitos com o que constataram: a doença de Cousins fora completamente curada. Ou seja, simplesmente desaparecera. Este espantoso resultado levou a publicação do livro de Cousins, chamado "A Força Curadora da Mente", e ao começo de uma intensa pesquisa sobre as funções químicas liberadas pelo cérebro quando rimos. Com uma composição química similar a da morfina e da heroina, ela produz efeito tranquilizante sobre o corpo, ao mesmo tempo que reforça o sistema imunológico. Isso explica porquê pessoas felizes raramente adoecem,  e as infelizes e queixosas parecem adoecer mais facilmente. Com base na experiência de Cousins, diversos hospitais americanos criaram na década de 1980 as "Salas de Riso", onde os pacientes usufruem de livros, filmes de comédia e programa de visitas regulares de comediantes e palhaços. O resultado disso foi a redução do tempo médio de hospitalização, diminuição do número de analgésicos requeridos pelos pacientes, dentre outras melhorias.

Da experiência acima podemos tirar as seguintes lições:

1 - O riso é uma experiência oriunda de nossa natureza. Nós choramos ao nascer, mas começamos a sorrir a partir das cinco semanas e rir entre o quarto e o quinto mês de vida.

2 - Numa experiência na Universidade de Upsala, na Suécia, os voluntários eram instruídos a fazer expressões carrancudas quando vissem um sorriso, e a sorrir quando vissem uma expressão zangada. O resultado foi que, embora tentassem conscientemente controlar suas reações, eles acabavam espelhando as expressões que viam, mesmo esforçando para não fazê-lo. Assim, está comprovado cientificamente que, quanto mais você sorrir, mais respostas positivas você terá de outras pessoas.

3 - O empresário e apresentador Roberto Justos dizia que a maioria das pessoas pensa que dinheiro trás felicidade, mas para ele, é a felicidade que atrai o dinheiro. A escritora Sandra Taylor diz em seu livro "A Ciência do Sucesso" que a alegria é essencial para alcance do sucesso. Por isso ela cita um poema da idade média que diz: "se somente dois pães lhe restam, venda um e compre flores para decorar sua alma".

3 - Segundo Allan & Barbara Pease, a princesa Diana costumava usar uma expressão especial, caracterizada pelo sorriso de lado olhando para cima, dessa forma ela cativava os corações das pessoas, levando os homens a quererem protegê-la e as mulheres a quererem a ser como ela.

4 - Enfim, as pessoas que conquistam melhores posições no mercado são aquelas que irradiam alegria e motivação. Isso acontece porque o riso ajuda a criar vínculo com as pessoas e atrai mais amigos. O humor nos anúncios faz crescer as vendas. Numa apresentação ajuda na aprendizagem. No corpo estimula a produção de endorfinas, analgésicos naturais e agentes que ajudam a aliviar o estresse e a curar doenças. O riso também aumenta a quantidade de oxigênio no sangue, melhora a saúde e estende a vida. Um minuto de boas gargalhadas proporciona 45 minutos de relaxamento subsequente. 100 risadas tem o mesmo efeito que 10 minutos de ginástica abdominal com aparelhos.

5 - Infelizmente a medida que envelhecemos, mais carrancudos nos tornarmos. Enquanto uma criança ri 400 vezes por dia, um adulto ri em media apenas 15 vezes. Um ambiente triste faz mal a saúde e a tristeza prolongada faz da boca caída uma expressão facial permanente, além de tornar doente aqueles que fazem uso contínuo do mal humor e pessoas próximas. Como diria João Chinelato: "Quando você se afasta de pessoas complicadas até sua saúde melhora."

"O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate". (Provérbios 15:13)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas