domingo, 9 de agosto de 2015

HONRE SEU PAI

Feliz dia dos pais, vencedores🏆!

"Pai, tenho em você a figura de um mentor, seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que hoje sou. Desejo saúde e vida longa a ti meu mestre, meu senhor, meu Pai."

Essas foram as palavras do jovem Elmesu, quando há 4 mil anos, ele moldou em argila o primeiro cartão em homenagem a um pai, em especial o seu, o rei Nabucodonosor. No entanto, a oficialização de um dia em homenagem aos pais surgiu com a história do agricultor William Jackson Smart, que em 1863, em Arkansas, alistou-se como sargento para lutar na Batalha de Pea Ridge durante a Guerra Civil. Logo depois da guerra, Smart casou-se com Elizabeth Harris. Eles tiveram 5 filhos (um dos quais morreu ainda criança). Elizabeth faleceu e Smart, em seguida, se casou com Ellen Victoria. Ela era uma jovem viúva e trazia consigo 3 filhos de seu casamento anterior. Smart ainda havia recebido de sua irmã viúva mais uma menina. Assim, em 1880, Smart era na prática pai de 4, mais 3, e pai/tio de mais uma criança. Ao todo 8 filhos! Ao longo dos próximos dez anos, Smart e Ellen tiveram ainda mais 6 filhos. De modo que eles passaram a cuidar de 14 crianças! Em 1889 a família se mudou de Arkansas para Washington. Ellen engravidou, mas morreu no parto. A partir dali Smart criou o recém-nascido e os demais filhos sem ajuda de ninguém. Sua filha Sonora Smart o admirava muito por sua dedicação como um pai solteiro. Ela o via como um pai corajoso, altruísta e amoroso. Aos 27 anos e casada, ela ouviu falar pela primeira vez do dia das mães num sermão da igreja. Inspirado no exemplo de seu pai, ela sentia que os pais deviam ter seu dia de homenagem também. Então ela começou a pressionar as autoridades de Washington para que criassem esse dia. Sua campanha ganhou força e então o presidente Nixon tornou a data oficial em 19 de julho 1910, dia do aniversário do pai de Sonora. Por motivos comerciais esse dia posteriormente foi mudado para o terceiro domingo de junho. Em 1916, o presidente Woodrow Wilson participou da comemoração do dia dos pais naquela cidade. Provavelmente William Smart, o veterano da Guerra Civil e pai dedicado, que inspirou o feriado, deve ter ficado muito feliz com a homenagem, alem de ter tido a oportunidade de conhecer o presidente dos EUA. William Jackson Smart morreu em 1919, na casa de Sonora, cercado por seus filhos e netos, aos 77 anos. A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953 no segundo domingo de agosto.

Ser pai é herdar os mesmos sentimentos que o Criador tem por criar e cuidar de cada ser humano. É ter a oportunidade de tornar-se num grande líder e herói. É assumir uma nobre responsabilidade, e por meio dela, alcançar a verdadeira felicidade e grandeza!

A você, que é pai, parabéns pelo seu dia!

“Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem". (Salmos 103:13)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas