sexta-feira, 31 de julho de 2015

TENHA DISCIPLINA

Você já pensou em ser o melhor do mundo em algo?

Foi o que fez Byron Nelson em 1945 no golfe profissional. Naquele ano ele participou de 30 torneios, teve 18 vitórias, sendo 11 consecutivos, maior  recorde de um golfista em uma temporada, e terminou 7 vezes em segundo lugar. O que ele fez para alcançar esse resultado?

Tudo começou com um sonho.  Durante anos, ele queria muito ter uma fazenda, mas ele e sua esposa Louise estavam passando por muitas necessidades por causa da onda de desemprego ocasionada pela crise de 1929. Nelson já jogava golfe desde os 12 anos, mas tinha que melhorar muito para vencer os jogadores profissionais de sua época. Assim, em 1932, ele iniciou sua carreira de jogador profissional, agindo com muita disciplina para alcançar suas metas. Durante os jogos, registrava suas jogadas, inclusive tomava nota das vezes em que jogava mal; depois, consultava suas anotações como se fosse um empresário fazendo um inventário; nisso, identificou 2 problemas: suas tacadas fracas e tacadas descuidadas, que geralmente aconteciam quando se sentia entediado no jogo; após avaliar estatisticamente suas falhas, ele treinou bastante até eliminá-las. Com muito esforço, ele foi melhorando cada vez mais. De tacada em tacada, vitória após vitória, ele ganhou quase 38 mil dólares em 1944 e comprou sua tão sonhada fazenda. Depois de alcançar essa meta, ele decidiu criar outra: a de se tornar um recordista mundial. Entre 1944 e 1945, Nelson conseguiu 31 conquistas em 54 competições. Ingressou o Hall da Fama da PGA (Associação Profissional) em 1953 e do golfe mundial em 1974. Conhecido como "Lord" Byron, ele ganhou 5 títulos tidos entre os mais importantes do circuito. Foi 2 vezes campeão do Masters, 2 do PGA e uma do Aberto dos EUA. Tornou-se no 6º maior vencedor da história! Em 1946, aos 34 anos, abandonou as competições e se aposentou, afim de ter uma vida tranquila em sua fazenda no Texas.

Da história acima podemos tirar 4 grandes lições:

1 - Nenhum atleta indisciplinado jamais chegou ao pódio. Todos aqueles que um dia alcançaram o topo tiveram que seguir uma rigorosa lista de prioridades em prol de um grande objetivo. Assim é nos esportes, assim é na vida. Como diria Harry Emerson Fosdick: “Nenhum vapor ou gás move algo até que seja confinado. Nenhuma catarata jamais gera luz e energia até que seja canalizada. Nenhuma vida cresce até que seja focada, dedicada e disciplinada."

2 – Uma pesquisa feita pela organização Louis Harris avaliou a vida de americanos que ganhavam mais de 142 mil dólares por ano e que tinham seus bens avaliados em mais de meio milhão de dólares (sem contar a casa onde moravam). O estudo mostrou que 80% dessas pessoas eram casadas apenas uma vez; 96% conseguiram sua riqueza através de muito trabalho; 80% não tinham tendências consumistas; 80% tinham como objetivo principal o sustento da família. Ou seja, as pessoas bem-sucedidas são disciplinadas. Elas são capazes de abrir mão de uma vida regada a emoções, aventuras passageiras ou gratificações imediatas, em busca de uma felicidade maior. De fato, Pat Tillman estava certo quando disse: “Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações."

3 – De uma forma geral, a vida é dura com aqueles que não se disciplinam: ou vão pra cadeia, para rua da amargura, ou biblicamente falando, para a condenação eterna.

4 – Por meio da disciplina, você também pode tornar-se no melhor do mundo naquilo que faz.

“Dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento”. (Provérbios 23:12)

Livro A Harpa de 1000 Cordas