quarta-feira, 3 de abril de 2013

25% DAS PESSOAS SOFREM DISSO: ANSIEDADE

A ansiedade é muitas vezes confundida com a aflição, angústia, ou perturbação do espírito. A ansiedade ora nos prejudica, ora nos ajuda, colocando-nos em estado de alerta. Estatísticas informam que mais ou menos 25% das pessoas sofrem desse mal. A ansiedade é irmã da impaciência. É como a fome, quanto mais forte, maior é a pressa para que algo aconteça.
Como dizia Mario Quintana: "Amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado; ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja".
Para resolver o problema da ansiedade é preciso:
1 - Entender quais são os motivos reais que causam esse sentimento. Se você pensa, por exemplo, que pode perder o emprego por causa da crise econômica mundial, avalie qual é o risco disso realmente acontecer.
2 – Seja resiliente, tenha a capacidade da superação. Resiliência é, em resumo, uma combinação de resistência e flexibilidade. Se o pior acontecer, quem disse que não haveria chances de se reerguer? Envolve uma mudança importante no modo como você aceita e reage a uma situação frustrante.
3 - Coloque fé no seu valor. Olhe para sua capacidade. Se o pior acontecer, quem disse que não haveria chances de se reerguer?
A Bíblia diz em I Pedro 5.7: “Lançando sobre ele “Jesus” toda vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.
Sabe onde está a chave da mudança ?
Naquilo que compõe 95% de sua mente. Sim, o seu inconsciente. 95% de tudo o que você faz e decide são baseados nele. O inconsciente é revestido de emoção. Não podemos controlá-lo de cara, mas podemos treiná-lo. É por isso que as pessoas mais velhas são mais pacientes, pois as “pancadas” da vida as ajudaram ser mais flexíveis e tolerantes.
Um pensamento gera uma ação, que gera um habito, que por sua vez reforçam seus pensamentos, formando um caráter. É um ciclo. E tudo isso ocorre bem devagar. Afinal, com o ser humano tudo que é lento, é rápido. E o que é rápido, é lento.
Se você reconhece sua ansiedade, você já deu o primeiro passo. Agora é só treinar sua paciência pelo menos 21 dias (tempo mínimo necessário para se construir um novo hábito). Indo firme, lentamente é possível conseguir. A direção é mais importante que a velocidade.
Pense bem: o tempo e o vento são duas coisas que nos cercam, mas ambos não param por você. Por mais que você lute, eles seguem seu rumo.
Nossa vida é uma vela, se corremos depressa demais, o vento a apaga.
A vela não pode forçar o vento...e jamais podemos parar o tempo. No entanto, podemos fazer algo para alimentar o fogo e deixá-lo cada vez mais forte... sabe o que é?
Oxigênio!
Portanto relaxe, respire, seja flexível com você mesmo e com os outros. Dessa forma sua ansiedade aos poucos vai reduzindo...
“Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos, e Sabedoria para distinguir umas das outras” (Oração dos alcoólicos anônimos)
Um grande abraço a todos!

www.facebook.com/MensagensRonyx

Nenhum comentário:

Postar um comentário