segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

PERSISTÊNCIA BURRA

Hoje eu estava instalando umas persianas no apartamento utilizando uma furadeira elétrica. Apesar de meus esforços eu não conseguia furar a parede. Eu já estava cansado e suado de tanto forçar o equipamento. Parei para entender o que estava acontecendo e foi quando percebi que broca estava cega. Fiz um intervalo e sai para afiar a broca. Como eu não tinha esmeril fui raspá-la-a no asfalto. Minha esposa disse que isso era perda de tempo. Mas lembrei da famosa frase de Abraham Linconl: "Dê-me seis horas para derrubar uma árvore e passarei as quatro primeiras afiando o machado.” Resultado: Eu havia passado quase duas horas tentando furar a parede, mas depois da broca afiada eu consegui perfurá-la em menos de 10 minutos.

Você já ouviu falar de "persistência burra"? Semelhantemente ao que aconteceu comigo, muita gente persiste de forma estúpida, e ao invés de se aproximar, acabam se distanciando mais de seus objetivos. Exemplos: ser aprovado sem estudar, namorar sem se cuidar, encontrar um emprego sem se qualificar, ganhar sem merecer, pedir sem oferecer, querer e não se esforçar, vencer sem se preparar, ser criativo sem ler ou pesquisar. 

“Se você quiser derrubar mais árvores, terá que ter o machado bem afiado. Se quiser tocar músicas comoventes, terá que ter um violão bem afinado. Para vencer na vida você não necessita se martirizar, basta apenas afiar a mente e o coração afinar.”

Jamais esqueça: persistência sem sabedoria é tal qual um machado cego.

"Se o machado está cego e sua lâmina não foi aliada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso." (Ecles. 10:10)

Livro A Harpa de 1000 Cordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário