sábado, 11 de julho de 2015

NÃO HESITE EM MUDAR

Há um ditado popular que diz que "pau que nasce torto morre torto". Essa assertiva expressa um dos grande dilemas da natureza humana: a resistência a mudanças.

Poucos sabem, mas o processo de modelar a madeira existe desde o início do século XIX, quando o marceneiro alemão Michel Thonet descobriu diversas maneiras de curvar a madeira através da água, da cola quente e, mais tarde, do vapor. Em poucos anos, sua invenção, aplicada na fabricação de móveis, já havia conquistado admiradores no mundo inteiro.

Conforme esse conhecimento, a peça de madeira que se deseja modelar deve ser colocada dentro de uma caixa de vapor. Joga-se vapor sob pressão na caixa e depois de 30 minutos as peças de madeira podem ser retiradas de lá. Depois, ainda aquecidas, elas são moldadas num gabarito (uma estrutura de que as manterá no formato desejado). Depois de uma semana a peça é solta e assim ela permanecerá sempre na nova forma em que foi modelada.

Talvez Michel Thonet nem imaginasse, mas a maioria das pessoas precisam passar pelo vapor para serem moldadas. A Bíblia ilustra o caso do rei Manasses, que reinou 55 anos sobre Jerusalém e, durante esse período "ele fez o que era mau aos olhos do Senhor." (II Reis 21.1-2). A lista de coisas ruins que esse líder fez na vida foi bem longa: envolveu-se com astrologia, bruxaria, esoterismo, invocava espíritos, desejava o mal dos outros, praticava feitiçaria, necromancia, sacrificou seus próprios filhos aos deuses pagãos, introduziu ídolos na casa de Deus, profanou o templo, levou o povo a perdição espiritual e ainda matou muita gente inocente. Conta-se ainda que ele cortou o profeta Isaias ao meio. Foram mais de meio século de perversidade e dureza de coração. Mas assim como foi a Francis Bacon, Manassés foi preso e na prisão teve tempo para refletir sobre tudo o que havia feito. Lembrou-se de Deus e do tempo em que vivia em comunhão com o Senhor. Então alí mesmo, Deus tocou seu coração e então Manassés decidiu mudar de vida.

Dos fatos acima podemos tirar 3 grandes lições:

1 – Assim como peças de madeira sob o calor do vapor, a maioria das pessoas precisam passar pelo calor das adversidades para ser moldada.

2 – Ninguém é imutável. Todos podem melhorar. Alguns o farão sob o suavidade do amor, outros sob a dureza da dor.

3 – Aos olhos do grande Criador não existem perdidos. Toda e qualquer pessoa pode triunfar sobre o mal, desde que ela mesmo queira e entregue seu coração a Deus.

"E Manassés, angustiado, orou deveras ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; (...) e Deus teve misericórdia de Manassés, e ouviu a sua súplica... Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus." (II Cro. 33.11-13).

Harpa de 1000 Cordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário