terça-feira, 15 de dezembro de 2015

DESPERTE SUA AGUIA INTERIOR

Se você ficou sem seu emprego talvez seja hora de despertar sua águia interior e experimentar algo novo.

Um rei foi presenteado com dois filhotes de águias. Imediatamente, ele contratou um treinador de animais para ensina-las a voar. Depois de vários meses, o instrutor disse ao rei que uma das águias foi bem educada, mas não sabia o que estava acontecendo com o outra que, desde que havia chegado ao palácio,  não saía do galho. Ainda tinha que levar a comida diariamente a ela. O rei chamou diversos curandeiros, especialistas em aves, mas nenhum pode fazer o pássaro voar. Desesperado, ele emitiu um decreto proclamando uma recompensa para quem fizesse o animal voar. Na manhã seguinte, o rei viu o passaro voando em seu jardim.
– Traga o autor deste milagre! Ordenou o rei.
Apareceu diante dele um simples camponês. O rei perguntou:
– Como você conseguiu fazer aquela águia voar? Você é um mago? Um curandeiro? Algum tipo de mestre em aves? 
– Nada disso meu rei – disse sorrindo o homem. – Eu só cortei o galho que ela estava. Assim, ela ficou sem nenhuma outra alternativa senão levantar voo.

Ano 2015. Nunca antes na história do Brasil tantos bons profissionais foram demitidos. Ao que parece, as empresas adotaram como único critério para enxugar seu quadro de pessoal o montante dos salários, encargos sociais e benefícios, sem considerar o valor que estes profissionais agregam a organização. Desde o início do ano, 1,2 milhões de pessoas extremamente capacitadas, dedicadas e apaixonadas pelo que faziam foram desligadas de seus empregos. Mas o que mais impressiona nesse fato é que tudo aquilo que foi difundido ao longo dos últimos anos nos meios acadêmicos e empresariais, principalmente pelos “gurus” da administração, por revistas e websites especializados em RH, coachs e celebridades do mundo empresarial, parece não fazer mais sentido. Como entender que pessoas brilhantes, delicadas, ótimos profissionais, diretores, gerentes, coordenadores, analistas, assistentes, supervisores, líderes, motoristas, conferentes, separadores, etc. foram (e estão sendo) demitidos!

A fábula das duas águias nos ensina uma lição muito importante: se uma águia fica sem seu galho, ela sempre encontra um jeito de voar. A crise tem feito muitas pessoas se reinventarem, fazendo a roda da economia girar de uma forma totalmente criativa, gerando emprego e alcançando um sucesso igual ou superior aquele que tinham enquanto empregados.

Numa transfusão, quem doa ou perde até 30% de seu sangue, pode recuperar-se e voltar ao mesmo estado de saúde em que era anteriormente, de igual forma, as empresas que perderam seus melhores funcionários também podem se recuperar, pois os que permanecem se desenvolvem e aprendem com os novos desafios. O mercado por sua vez, que recebe mais gente qualificada, também acaba se recuperando com a injeção de gente talentosa na economia. É por isso que nenhum país deixou de existir por causa de uma crise. Pelo contrário, eles se revolucionam (como a França), eles se desenvolvem (como o Japão) ou se reinventaram (como os Estados Unidos em suas inúmeras crises). 

Aqueles que decidem empreender deverão ter resiliência, persistência e todas aquelas outras palavras que se encontram nos livros do Augusto Cury, mas além disso também deverão obter experiência, que só pode ser obtido por meio do fracasso. Segundo o SEBRAE, as maioria das empresas que chegaram ao sucesso, passaram em média 3,8 vezes pela falência e insistiram por, pelo menos,  5 anos. Como diria Nelson Mandela: “Impossível é tudo aquilo que não se tenta”. Ou como afirmou Michael Jordan: “Você erra 100% das bolas que não arremessa.”

Portanto, caso você tenha tido "seu galho cortado",  não se feche para novas experiências e nem se limite a um único meio de conseguir seu sustento. A capacidade humana em criar meios de gerar recursos é praticamente infinita. E o mais interessante é que cada pessoa possui uma gama exclusiva de dons e talentos, que uma vez aperfeiçoados, são os diferenciais que podem gerar renda. Diz-se que a cada 20 ideias que temos, uma vale 1 milhão de dólares. A Disneylândia e a Microsoft foram ideias  que surgiram em meio a crises e que hoje valem muito mais que isso. Assim, se você não consegue mais encontrar um novo emprego quem sabe seja a hora de você criar um para você mesmo e para os outros. Se você esperou e o barco não veio, construa a sua própria canoa. Ao invés de se preocupar em sair do buraco, esforce-se para chegar ao topo da montanha.

Wallace D. Wattles diz em seu livro A Ciência para Ficar Rico: "os pobres não precisam de dinheiro, os pobres necessitam de inspiração". Então inspire-se. Você não precisa competir com ninguém para sair da crise, você precisa criar. As crises existem para que a humanidade se torne mais criativa. Em chinês ela é formada por dia palavras, a primeira é "perigo" e a segunda é "oportunidade".

Segue algumas oportunidades que estão em alta:

1) Segundo Robert Kiosaky, o marketing de rede é o negócio do século. Mary Kay, Up!, Hinodi, Vimi Naturales, Forever, etc. são exemplos de empresas que trabalham com marketing de rede, ou seja, as pessoas ganham por divulgar seus produtos.

2) O mercado de produtos digitais tem feito muitas pessoas prósperas trabalhando pela internet.

3) Segundo Justin Herald, os diferenciais que fazem um negócio próprio prosperar são preços, serviços, credibilidade e referências de um grande cliente.

4) Boas ideias sempre encontram bons investidores. Henry Ford, Wall Disney, Coronel Sanders e Soichiro Honda, semelhante a muitos grandes empresários, não tinham dinheiro para montar seus negócios, mas tinham uma grande ideia na cabeça, o que fez que as pessoas apostassem nelas.

5) Outra ideia é fazer parcerias. Napoleon Hill e Dale Carnedgie fizeram parcerias com instituições em suas épocas. Isso deslanchou suas carreiras como escritores e palestrantes.

6) Até mesmo trabalhos voluntários geram resultados a longo prazo. Empresas e até universidade americanas têm dado oportunidades para aqueles que possuam alguma atividade voluntária registrada no currículo. A estratégia é válida para qualquer serviço que dado gratuitamente. Dê uma amostra de seu talento ao mundo, a vida recompensa 3x mais.

Hoje, 99% das empresas presentes no país são constituídas pelos pequenos negócios, ou seja 8,9 milhões de micro e pequenas empresas, que são responsáveis por 27% do PIB, geram 52% dos empregos com carteira assinada e pagam 40% dos salários da população. Portanto, oportunidades não faltam, faltam águias capazes de saírem de seus galhos em busca de novos horizontes.

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias... " (Isaías 40:31)

📖 Harpa de 1000 Cordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário