domingo, 24 de março de 2013

CIÚME


O ciúme doentio é acima de tudo uma manifestação da falta de confiança que a pessoa possui em si mesmo e no outro. O ciúme é muito mais repulsivo do que atrativo, ele incomoda muito mais do que aproxima, sufoca e a forma mais rápida de desencantar o outro, dando a este um sentimento de opressão e aprisionamento.
O ciúme é apenas fruto do que existe no coração da pessoa.Você não pode exigir que alguém deixe de ser ciumento se seu coração está contaminado com orgulho, egoísmo, sentimento de posse, desconfiança, avareza, arrogância. Pense bem: se eu preciso insistir com uma pessoa para que ela me ame, o que me faz pensar que ela me pertence?

O ciúme é um apelo emocional opressivo, fruto da incapacidade de se manter um relacionamento. A pessoa ciumenta, é no íntimo, um pobre espiritual, dependente, carente de atenção, inseguro e incapaz de encontrar alternativas inteligentes para reconquistar seu(sua) parceiro(a). Acredita que cercando a pessoa de todas as formas, poderá manipulá-la e controlá-la. Agora como pode alguém, que vc mal conheceu, querer controlar os teus passos e mandar no seu coração? Nem mesmo Deus faz isso! A história mostra que líderes ditadores são os primeiros a serem traídos. Aqueles que buscam o poder pela opressão, são os primeiros a levarem tiros pelas costas. Além disso, estatisticamente  80% dos casais terminam o relacionamento por causa de ciúmes, e destes, 90% por iniciativa da mulher.

Mas como garantir que meu parceiro seja eternamente fiel? Vai uma dica do Roninho: 1) EQUILÍBRIO & 2) RECONQUISTA!

1) Ter um pouquinho de ciúme não faz mal. Se você quiser manter um punhado de areia em suas mãos, não a feche totalmente, pois a areia vai escapar pelos dedos, e se vc abre demais, a areia é levada pelo vento. O segredo está no equilíbrio, pois tudo na vida tem a medida certa!

2) E conquistando o coração que se conquista a mente e o corpo. Inverter essa ordem, é colocar a carroça na frente dos bois. A fidelidade deve ser construída de dentro para fora e não de fora para dentro. Se vc sente um ciúme, aprenda uma coisa: ciúme, além de não prender ninguém, duplica a probabilidade de infidelidade, semeia discórdia e esconde a verdade. Ao invés disso, demonstre carinho, ligue pra pessoa ou envie SMS pra saber se ela está bem, verifique se ela precisa de alguma coisa, diga que a ama e ressalte sua importância, ao invés de cobrar relatórios, que só desgastam o relacionamento.

A bíblia diz que o amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes” (I Cor 13). Por isso, ao invés de ciúme, prefiro fazer com que a pessoa me admire e veja em mim alguém tão especial, que ela nem sequer terá vontade de fazer algo errado, e consequentemente ela será fiel, espontaneamente respeitará minha ausência e independentemente da distancia, ela me honrará. Adoro um pensamento do Augusto Cury que combina perfeitamente com essa ideia: “Jamais peça para alguém amá-lo. Jamais peça para alguém admirá-lo. Amor, admiração, bem como respeito, são construídos SEM PRESSÃO, no solo insubstituível da liberdade”. São as demonstrações de carinho que fidelizam as pessoas e não as cobranças! Pensando assim, deixo de ser vítima da incerteza e me torno responsável por motivar meu cônjuge a ser fiel!

Portanto, se você ama alguém, faça como aconselha Dalai Lama, dê a esta pessoa  “asas pra voar, raízes pra ficar e motivos pra voltar!” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário