domingo, 24 de março de 2013

ROMANTISMO

O romantismo ainda existe?

Durante esses últimos dias temos ouvido falar muito da música do Roberto Carlos - "Esse cara sou eu" - que trás ao cenário atual o perfil de um homem raro ou, praticamente inexistente. As mulheres de todo o Brasil adorariam ter aos seus pé um cara que pensa nelas toda hora, que conta os segundos se ela demora, que no meio da noite lhes chama pra dizer que ama, etc.
Mas por quê o romantismo se tornou antiquado e por que existem tão poucos homens românticos? Se nós estudarmos o que é romantismo e o que ele representa, vamos ver pra ser romântico é preciso ter sensibilidade, ser poético, cavalheiro, educado, agradável, compreensível, etc. Atributos que as mulheres que, décadas atrás EXIJIAM de seus pretendentes. Ou seja, os homens PRECISAVAM ser assim, se quisessem casar com as mulheres mais conceituadas. Portanto, vemos aqui uma relação de mão dupla, onde uma mulher age como uma dama, e como resposta um homem aje como cavalheiro, e vice-versa. 
Mas depois da década de 70, com os grandes movimentos por liberdade e igualdade, e com a banalização do sexo, o romantismo só tem perdido a força se tornou quase esquecido.
Agora pense bem, em pleno 2013, por que eu vou me comportar como cavalheiro se não há damas? Como eu vou enviar flores para quem deseja apenas meu corpo? Por que eu haveria de escrever poesias, fazer serenatas, ter o maior esforço intelectual para conquistar alguém, se basta eu chegar numa balada e já tem uma dezena de mulheres fáceis a minha disposição? Por isso mesmo que eu acredito na lei de Newton: "toda ação possui uma reação". E se não há damas, não há cavalheiros. Se não há princesas, não haverá príncipes encantados e se não há inspiração não haverá poesias. Se o romantismo morreu, foi nós (homens & mulheres), com nossos hábitos e costumes que o matamos. 
Mas eu vejo o seguinte, se vc ainda aprecia o romantismo, adora flores, cartas de amor, poesias, músicas românticas, jantar a luz de velas, cavalheirismo, damismo, etc. Não mude em função de ninguém, pois ser romântico exige amor, e é no agir do coração que encontramos o sucesso no relacionamento. Pessoas assim já são por si mesmo, vitoriosas por cultivarem hábitos nobres e inteligente, e construirão no coração da outra pessoa um senso de admiração e respeito notáveis. 
Quer ser romântico? Então seja atencioso, leia, estude mais, tenha em mente coisas lindas para compartilhar, encante a pessoa com suas ideias, escreva poesias e cartas de amor, demonstre seus sentimentos, seja educado, evite o ciúme doentio, seja carinhoso, traga-lhe flores, doces...enfim busque surpreender seu amor a cada dia. Pois quem busca ser romântico desfruta na vida uma das melhores experiências que a ela pode oferecer, pois além de desenvolver seus sentimentos, desfruta de plena felicidade e paz interior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário