segunda-feira, 20 de abril de 2015

FORÇA EXTRA

Na Virgínia, EUA, uma mulher de 22 anos salvou a vida de seu pai quando o carro em que ele estava trabalhando caiu sobre seu peito, esmagando-o. Sem tempo para esperar por ajuda, ela levantou o carro e puxou seu pai, realizando ressuscitação cardiopulmonar em seguida. Na Geórgia, EUA, um macaco hidráulico escorregou e um carro de 1.350 kg caiu sobre um jovem. Sem qualquer assistência, sua mãe, Angela Cavallo, segurou o carro por cinco 5 minutos até que os vizinhos conseguissem tirar o rapaz debaixo do mesmo.

Como explicar as situações acima? Segundo a ciência, o cérebro controla automaticamente a tensão que exercemos sobre os músculos. Em média, usamos apenas 60% de nossa força potencial nos momentos onde precisamos carregar algum peso, como numa sessão de musculação, por exemplo. Mas em situações extremas, o hipotálamo manda sinais a glândula adrenal e o sistema nervoso simpático, que se encarregam de despejar uma incrível quantidade de adrenalina e cortisol na corretente sanguínea. Assim, o coração bate mais rápido e faz com que o oxigênio chegue mais depressa as células. O corpo ganha uma energia extra de quase 40%, fica mais forte e torna-se mais resistente dor, passando a operar em potência máxima!

Desses fatos podemos tirar duas grandes lições:

Lição 1: Não conhecemos o limite de nossas forças, até o momento em que única alternativa que temos é superar a nós mesmos.

Lição 2: Os grandes feitos da vida são puxados e nunca empurrados. Se você deseja alcançar seu máximo potencial, encontre um motivo particular que extraia isso de você. Uma corda só produz música quando esticada. Uma laranja só produz suco quando espremida.

"Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa." (2 Crônicas 15:7)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário