quarta-feira, 3 de junho de 2015

APRENDA A CONFIAR E A DELEGAR

Pesquisadores da Universidade Oxford analisaram os dados de um estudo feito com a população americana sobre suas características e atitudes. Os participantes responderam perguntas relacionadas ao nível de confiança que depositavam nas pessoas e também passaram por testes de inteligência. Eles perceberam que as pessoas mais inteligentes confiam mais umas nas outras. Uma das explicações é que elas acertam mais ao julgar as pessoas e aí escolhem bem seus parceiros.

No mundo atual está cada vez mais difícil confiar nas pessoas. A história está cheia de traidores: Judas traiu Jesus; Brutus traiu Júlio César; Talleyrand traiu Napoleão Bonaparte; Silvério dos Reis traiu Tiradentes; Augusto Pinochet traiu Salvador Allende; Rafael Palladino, ex-presidente do banco Panamericano, traiu seu patrão Silvio Santos, deixando um rombo de R$ 4,3 bilhões aos cofres da empresa, em 2010. Mas isso faz parte da vida. Segundo o empresário Carlos Wizard, “todo empreendedor que possui o espírito milionário confia nas pessoas. Os donos das maiores empresas dão sempre um voto de confiança para quem trabalha com eles”. Ele conta que algumas pessoas, por diversas vezes, já lhe perguntaram : "com tantas escolas em tantos países, você não tem medo de que alguém passe você pra trás?" Então ele responde: "Eu deveria ter pensado nisso há 25 anos, quando comecei a dar aulas".

De fato, como ele mesmo diz: “as pessoas mal sucedidas são desconfiadas e estão sempre com o pé atrás... Os profissionais bem sucedidos precisam aprender a delegar, pois sabem que seu tempo e capacidade são limitados. Mas delegação sem acompanhamento e prazo é pura enganação. Não se deve confundir delegação com 'delargação'. Quem deixa as pessoas soltas e sem cobrança está fazendo um mal negócio". Assim ele estabeleceu 8 passos para ser bem-sucedido nesse processo: 1. Acreditar; 2. Treinar; 3. Motivar; 4. Delegar; 5. Acompanhar ; 6. Avaliar; e 7. Comemorar . Foi dessa forma que Steve Jobs conseguiu transformar a Apple num grande império, como ele mesmo disse: “concentre-se naquilo que você é bom, delegue o resto.” Na Bíblia, Moises andava cansado resolvendo os problemas do seu povo sozinho, quando então seu sogro Jetro lhe aconselhou a delegar, escolhendo chefes de 1000, de 100 e de 10. A idéa deu certo e Moisés pôde trabalhar com mais eficiencia.

Portanto, se você está vivendo o dilema da falsidade, achando que todo mundo que está ao seu redor pode traí-lo, saiba que confiar nos outros é, cientificamente falando, uma prerrogativa da inteligência humana. Ou seja, quanto mais inteligente uma pessoa é, mais ela confia nas outras. Estúpido mesmo é quem trai e age de falsidade, minando a própria imagem, fechando portas, enforcando a própria reputação.

"O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura." (Prov. 13:17)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário