quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CONHEÇA E PRATIQUE PARA VENCER

Henry Ford teve muito pouco tempo de estudo, entretanto foi um dos homens mais “bem-educados” do mundo, porque adquiriu a habilidade de combinar as leis econômicas com as leis naturais, alcançando assim o poder que lhe permitiu tirar o que precisava do material da natureza.
Há muitos anos atrás, Ford moveu uma ação contra o jornal Chicago Tribune, acusando-o de haver publicado um artigo com alusões ofensivas à sua pessoa, uma das quais dizia que ele era um pacifista ignorante, etc. Quando a ação chegou ao tribunal, os advogados do Tribune pretenderam provar por meio do próprio Ford, o que havia sido escrito contra ele. Ford foi obrigado a apresentar-se no tribunal. Os advogados disseram que ele realmente era um ignorante, e com esse objetivo, o interrogaram sobre muitos assuntos. Uma das perguntas formuladas pelos advogados foi a seguinte:
- Quantos soldados a Inglaterra mandou para vencer a rebelião das Colônias, em 1776?
Cor ar de desprezo, sem se alterar, Ford respondeu:
- Não sei exatamente o número enviado, mas ouvi dizer que foi enviando um número muito maior do que o dos que voltaram.
Uma gargalhada geral contaminou o juiz, o júri, os espectadores, e até mesmo o advogado frustrado.
A série de perguntas prosseguiu por uma hora ou mais, e Ford manteve-se perfeitamente calmo durante todo o tempo. Finalmente, cansado das brincadeiras dos “astutos” advogados, a uma pergunta particularmente insultuosa, Ford levantou-se e apontando com o dedo para o advogado que o interrogava, replicou:
- Se eu pretendesse responder à pergunta idiota que o senhor acaba de fazer, ou a qualquer outra que já fizeram, permita-me lembrar-lhes que sobre a minha mesa de trabalho, tenho uma série de botões elétricos, e, colocando um dedo sobre um determinado botão, chamaria homens que poderiam dar-me uma resposta correta a todas as perguntas que me foram feitas, e a todas que os senhores não têm inteligência para formular, nem teriam para responder. Agora, tenham a bondade de dizer-me porque eu iria encher a cabeça com uma série de detalhes inúteis a fim de responder a todas as perguntas idiotas que me fizeram, quando tenho em torno de mim homens capazes, que me podem apresentar todos os fatos que necessito a um simples chamado meu?
Houve um silêncio no tribunal. O promotor ficou de queixo caído e arregalou os olhos surpreso. O juiz endireitou-se na cadeira e olhou fixo para Ford. Muitos jurados ficaram estupefatos e olharam em torno de si como se tivessem contemplado uma explosão. Até então, o advogado de acusação se divertira bastante a custa de Ford, exibindo assim com habilidade os seus próprios conhecimentos em comparação com o que julgava ser a ignorância de Ford, mas aquela resposta o deixou totalmente sem graça.
Ford, por meio desse fato, provou que a verdadeira educação não significa uma mera coleção de conhecimentos, mas em adquirir o saber necessário para atender às suas necessidades e desenvolver o próprio espírito. Esse conceito está em conformidade com o significado da palavra educar, que tem as suas raízes no vocábulo latino “educo”, que significa desenvolver-se de dentro, projetar-se, crescer por meio da lei da prática.”
Dos fatos acima podemos obter as seguintes lições:
1 – Ford, em sua época, foi o homem mais poderoso do mundo porque tinha a concepção prática do princípio do conhecimento organizado. O conhecimento em si não gera poder, caso contrário, todos os professores do mundo seriam milionários. O conhecimento só se torna poder quando o mesmo é organizado, classificado e posto em ação.
2 – Segundo Napoleon Hill, “o homem que sabe fazer um uso inteligente do conhecimento dos outros é mais educado do que aquele que, tendo conhecimentos, não sabe como emprega-los.”
3 – Ford talvez não tivesse nenhuma formação acadêmica, mas ele conhecia profundamente seu trabalho, principalmente sobre mecânica de motores e gestão de pessoas. O segredo do seu sucesso era saber como as coisas com as quais lidava funcionam. Isso comprova que, apesar do conhecimento não garantir o sucesso, ele sempre é importante. Ninguém chega ao êxito sem saber de nada.
4 – Segundo cientistas, a aprendizagem remodela a configuração física do cérebro, pois o conhecimento não somente muda nosso software, mas também transforma nosso hardware. Assim, se você deseja ser uma pessoa portadora de uma mente privilegiada e de um comportamento triunfante, jamais deixe de aprender! A cada dia 3 mil novos livros são lançados e quanto de tudo isso você tem tirado proveito?
“Recebei o meu ensino, e não a prata, preferi o conhecimento, antes do ouro puro. Porquanto, melhor é a sabedoria do que as mais finas jóias, e de tudo o que se possa ambicionar, absolutamente nada se compara a ela!” (Provérbios 8: 10-11)
 Harpa De 1000 Cordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário