sábado, 13 de fevereiro de 2016

FAÇA MAIS DO QUE O ESPERADO

Havia um jovem bastante analítico e cheio de energia trabalhando na firma do empresário e escritor Dave Ramsey. O jovem queria aumentar sua renda e teve uma ideia brilhante!
Qualquer pessoa pode entregar uma pizza, mas John não se contentou em fazer apenas o processo básico, ele começou a experimentar diversas variações que fizeram aumentar seus resultados, e elaborou uma planilha de modo que pudesse quantificar esses resultados em gráficos.
No início ele descobriu que, se considerasse a área atendida pela pizzaria, se saísse com mais de três pizzas para entregar de uma vez só, quando chegasse à quarta casa, esse cliente consideraria que a entrega estava atrasada e uma prova disso era o fato de que a pizza já estava fria. Duas entregas de cada vez eram ineficientes e quatro entregas era um número excessivo. Ele descobriu também que, após tocar a campainha, precisava se afastar pelo menos três passos da porta, para que sua altura e presença não intimidasse a pessoa que atenderia à porta. Ele também descobriu que, se tivesse a oportunidade, deveria estacionar o veículo em frente ao cômodo onde a TV provavelmente estava instalada, de modo que alguém pudesse vê-lo chegando e anunciasse para toda a casa: “A pizza chegou!”. Depois de estacionar em um lugar em que as pessoas pudessem vê-lo antecipadamente, descobriu que deveria apressar o passo para se aproximar da porta, de modo a mostrar que se importava com a satisfação do cliente. Tentou assobiar enquanto corria e enquanto esperava até a porta ser aberta. Chegou até mesmo a analisar se alguma das músicas que assobiava era melhor do que as outras. Começou a sorrir intencionalmente e a lembrar os clientes de que sua pizza estava bem quente e era deliciosa.
Além de calcular o número correto de entregas que devia fazer a cada vez que saísse da pizzaria, certificando-se de que as pizzas que entregava estavam quentes, John percebeu que, muitas vezes, um cão vinha recebê-lo à porta, com um membro da família logo atrás de si, preparado para pagar. Ele percebeu que, se acariciasse o cachorro da família e conversasse a seu respeito, isso aumentaria consideravelmente a gorjeta. Foi até uma loja e comprou um cinto de ferramentas com bolsos. Em seguida, colocou biscoitos caninos dentro dos bolsos do cinto, de modo que pudesse dar um petisco ao cachorro, bem na frente do dono.
Assim, o entregador de pizza passou a estacionar onde todos podiam vê-lo chegando, saltando do carro correndo com energia até a porta da casa, assobiando uma canção, sorrindo, afastando-se da porta até que ela fosse aberta, dando um biscoito para o cachorro e entregando à pessoa que veio lhe atender uma pizza quente e deliciosa. O resultado? Segundo Dave Ramsey, as gorjetas que John recebia eram tão generosas que sua renda chegava a ser maior que a de um advogado.
As lições dessa hitória:
1 - Seja observador e um estrategista em relação ao seu trabalho. Há um ponto onde todas as variáveis, como numa equação, quando estudadas e otmizadas, geram resultado máximo.
2 - Busque de uma forma inteligente fazer mais do que aquilo que você é pago para fazer, pois isso abre infinitas oportunidades.
2 - "Não há motivo para permanecer desempregado à procura de trabalho. Trabalho não é muito difícil de encontrar se você enxergar as necessidades das pessoas e como você pode servi-las". - Dave Ramsey
"Tudo o que vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Eclesiastes 9:10)
 Harpa de 1000 Cordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário