quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

AUMENTE SUA RESISTENCIA

🏆Stu Mittleman, aos 30 anos, tinha um objetivo muito ousado: quebrar o recorde mundial de corrida em longas distâncias no menor tempo. Em 1986, durante 11 dias consecutivos ele correu 21 horas por dia, e dormia apenas 3 horas por noite. Resultado de anos de treinamento não apenas do corpo, mas também da mente. Seu objetivo era demonstrar o potencial físico quase ilimitado que se encontra dentro de cada ser humano. Ao quebrar o recorde anterior e correr mais de 1.600 quilômetros em 11 dias e 19 horas, a uma média de 135 quilômetros por dia, ele provou que tudo é possível, quando se  condiciona a mente e o corpo para produzir resultados. Ele demonstrou, com seu exemplo, que a capacidade da realização humana é incrível, e que podemos nos adaptar praticamente a  qualquer situação, enfrentar qualquer desafio, desde que nos empenhemos para isso. Testemunhas de sua espantosa façanha comentaram que Stu Mittleman parecia melhor ao final da corrida de 1.600 quilômetros do que no momento da partida. Não sofrera lesões, nem mesmo uma bolha!

O que lhe proporcionava a incrível capacidade de levar seu corpo aos limites e maximizar seu potencial sem lesioná-lo? Em primeiro lugar o conhecimento. Stu tem diplomas de psicologia do esporte, sociologia e psicologia social, além disso, fazia doutorado em fisiologia do exercício na Universidade de Colúmbia. Isso mostra que o conhecimento, apesar de não garantir o sucesso, tem sua inquestionável importância.  Em segundo lugar, Stu tinha preparo – resultado da perfeita combinação de exercícios aeróbicos com anaeróbicos.

Mas o que são esses exercícios?

O exercício aeróbio significa, literalmente, “com oxigênio”, e se refere a prática moderada de um exercício mantido por certo período de tempo. O sistema aeróbio é o sistema da resistência, e abrange o coração, pulmões, vasos sangüíneos e músculos aeróbios. Se você ativa esse sistema com dieta e exercícios apropriados, queima gordura como combustível primário. Exemplos são os alongamentos, as caminhadas e corridas moderadas.

Por outro lado, anaeróbio significa, literalmente, “sem oxigênio”, e se refere aos exercícios que produzem curtas explosões de energia. O exercício anaeróbio queima glicogênio como o combustível primário. De um modo geral, o tênis, basquete, vôlei, futebol, corridas com arranques e esportes similares são anaeróbios. O problema é que esse tipo de exercício cria um imediato déficit de oxigênio nas células, e começa a condicionar o metabolismo a queimar glicogênio e/ou açúcar no sangue, no entanto, a gordura continua sendo armazenada

Andar, correr, andar de bicicleta, nadar, dançar etc. podem  ser aeróbio ou o anaeróbio, dependendo da intensidade com que esses exercícios são praticados. Batimentos cardíacos baixos tornam essas atividades aeróbias, e batimentos cardíacos altos fazem com que sejam anaeróbicas.

A maioria das pessoas que praticam esportes apenas nos fins-de-semana leva um estilo de vida em constante estado anaeróbio.  O resultado disso é que o metabolismo treinado converte o açúcar do sangue em fonte secundária de energia, o que afeta no mesmo instante o nível de saúde e vitalidade. Como o sistema nervoso exige o consumo de dois terços do açúcar no sangue, o déficit criado pelos exercícios anaeróbios pode causar problemas neuromusculares, como fadiga, lesões, baixos níveis de açúcar no sangue, depressão, ansiedade, problemas de metabolismo da gordura, síndrome pré-menstrual, ou problemas de circulação e articulações rígidas. Por conta disso, muitos estão se tornando menos saudáveis mesmo praticando esportes.

Dos fatos acima podemos obter as seguintes orientações:

1 – Pratique esportes, mas sempre comece com uma base aeróbia que dure pelo menos 20 minutos, sendo que o ideal é de 30 a 45 minutos. Depois disso passe para os exercícios anaeróbios, que podem ser praticados uma a três vezes por semana. O desenvolvimento apropriado do sistema anaeróbio não apenas o tornará um esportista melhor, mas também queimará a gordura extra dos quadris, melhorará o sistema imunológico, proporcionará mais energia, e o manterá relativamente livre de lesões.

2 – A melhor medida aeróbica para o controle do batimento cardíaco é de 220 menos a sua idade. Para alguém de 30 anos, isso significaria um ritmo cardíaco de 190. Exercitar-se além disso por longos períodos é extremamente perigoso à saúde. Pode deixar alguém em “forma”, mas o corpo acaba desviando sangue de órgãos críticos, como fígado e rins, perdendo uma grande quantidade de oxigênio, deteriorando a vitalidade e saúde.

3 - Treine seu metabolismo para operar sistematicamente de maneira aeróbia. Se você deseja perder gordura, deve focar na prática de exercícios aeróbicos. Esses exercício também impedem a obstrução de artérias que levam à doenças cardíacas – a principal causa de morte no mundo.

4 - Algumas pessoas, em seu empenho para eliminar toda a gordura da dieta, passam por períodos de fome. O problema é que, ao fazê-lo, induzem o corpo a entrar num estado de “emergência”, em que o mesmo passa a armazenar mais gordura. Adeptos dessa prática, quando retornam aos antigos padrões alimentares, armazenam mais gordura e recuperam mais peso do que perderam.

5 - Stu garante que é possível manter e melhorar a resistência mesmo em idade avançada. A cronologia não é árbitro da saúde. Embora algumas pessoas nasçam com uma predisposição para queimar gordura, qualquer um pode obter resistência e vitalidade, pela decisão consciente de condicionar a química do corpo. Como ele mesmo diz: “Não somos limitados pela velhice; somos libertados por ela.”.

“Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível”. (I Corintios 9:25)

📖 Harpa de 1000 Cordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário