sábado, 6 de fevereiro de 2016

VALORIZE OS SEUS

Kiniwata é uma ilha do pacífico e talvez um dos poucos lugares no mundo onde ainda se adota o costume muito inusitado: a compra de esposas. A moeda por esse tipo de transação são as vacas que o pretendente transfere para o pai da moça. Normalmente, com duas ou três vacas é possível se adquirir uma esposa bonita a média. Com quatro ou cinco, pode-se adquirir uma esposa linda até a mulher dos sonhos.

Certo dia, um jovem chamado Johnny Lingo, natural de Chicago e que trabalhava como gerente de um hotel em Kiniwata, pagou oito vacas por uma esposa a um comerciante local. Esse fato deixou os moradores da ilha extremamente impressionados, pois achavam que o pai da moça, de alguma forma, havia enganado o rapaz. A garota, cujo nome era Sarita, apesar de bonita, era vista por todos como magrela, que andava com ombros caídos, cabeça baixa, e sem graça.

Patricia MacGerr, uma turista que estava visitando Kiniwata, ficou sabendo da fama de Johnny, e decidiu descobrir o motivo pelo qual alguém pagaria um preço tão alto por uma simples esposa.  Em suas pesquisas, acabou descobrindo que Johnny era um ótimo negociante, ele conhecia tudo naquela ilha e arredores, era rico e inteligente, mas por causa de sua decisão de ter pago oito vacas por uma mulher  de tão pouca beleza e sem muitas qualidades, os moradores faziam piadas dele. Por esse e outros motivos, Patrícia estava ansiosa por conhecer Johnny  e Sarita. 

Perguntando a respeito dele, ela descobriu que Johnny morava numa ilha próxima, Nurabandi. Ao aportar com seu barco, ela indagou onde ele morava. Ela percebeu algo diferente, que o nome não provocava gracejos como em outras ilhas. Ao chegar na residência dele, ela logo foi recebida por um jovem esbelto e sério que a recepcionou com alegria. Sentaram e conversaram. Quando ele soube que ela vinha de Kiniwata, perguntou:
- Falam de mim naquela ilha?
- Falam que o senhor sabe negociar muito bem e que me ajudaria a conseguir qualquer coisa que eu precisasse por aqui.
Ele sorriu delicadamente.
- Minha esposa é de Kiniwata, falam dela?
- Um pouco. – Patrícia teve que admitir. Mas a pergunta seguinte lhe pegou de surpresa:
- O que dizem?
Ela, meio desconcertada, respondeu:
- Disseram que o senhor casou durante a festa de outono...
Então Johnny interrompeu, sorrindo:
- Também dizem que o acordo de casamento foram oito vacas.
Patrícia fez uma pausa e continuou, dizendo:
- Eles perguntam até hoje por quê.
- Eles perguntaram isso? – Os olhos de Johnny brilhavam de tanto prazer. – Todo mundo em Kiniwata sabe a respeito das oito vacas?
Patricia assentiu positivamente com a cabeça. Então ele prosseguiu cheio de satisfação:
- Em Nurabandi todos também sabem. 

Nesse momento ela pensou: “Sempre que alguém falasse sobre acordo de casamento, lembraria de Johnny  Lingo, o homem que pagou oito vacas por Sarita, uma mulher magrela e sem graça. Tudo isso por pura vaidade.”

Seus julgamentos precipitados são logo varridos por uma presença inesperada. É quando ela a vê.  Sarita entra educadamente na sala e coloca flores sobre a mesa.  Patricia congela por alguns instantes. A esposa sorri para Johnny e torna a sair. Naqueles poucos segundos, Patricia percebe que está diante da mulher mais linda que conhecera em toda a sua vida. A postura ereta, a inclinação do queixo, o brilho nos olhos, tudo demonstrava a consciência de um orgulho a que tinha direito. Ela desperta como quem estivesse acordando de um sonho. Ao olhar para Johnny, percebe que ele está se divertindo ao vê-la tão impressionada. Então ele pergunta:
- A senhora a admira?
- Ela é gloriosa! – Patricia teve que admitir.
- Só existe uma Sarita – ele falou serenamente. – Talvez seja diferente da descrição que fizeram a senhora em Kiniwata.
- Muito diferente! Me disseram que ela era meio sem graça e que o senhor se deixou tapear pelo pai dela.
Um sorriso deslizou sobre os lábios dele.
- A senhora acha que oito vacas foi demais?
- Claro que não. Mas como ela pode está tão diferente da descrição que fizeram dela?
Então ele explica:
- A senhora já pensou o que deve significar para uma mulher saber que o marido pagou o mais baixo preço para compra-la? Quando as mulheres conversam, elas se gabam do que o marido pagou por elas. Uma diz quatro vacas, outra, talvez, seis. Como se sente uma mulher vendida por uma ou duas? Isso não podia acontecer com minha Sarita.
- Então o senhor fez isso para fazê-la feliz?
- Sim, eu queria que ela se sentisse feliz. Mas queria mais do que isso. A senhora diz que ela está diferente. É verdade. Muitas coisas são capazes de mudar uma mulher. Coisas que acontecem por dentro, coisas que acontecem por fora. Mas o que mais importa é o que ela pensa sobre si mesma. Em Kiniwata, Sarita achava que não valia nada. Agora sabe que vale mais do que qualquer outra mulher das ilhas. Eu queria me casar com Sarita. Eu a amava, e a nenhuma outra. Mas eu queria uma mulher que valesse oito vacas.

Da história acima podemos obter as seguintes lições:

1 – Assim como foi a Johnny Lingo, as pessoas sempre buscarão fatos pelos quais falarão mal de você.  Agindo bem ou mal, você sempre será alvo das críticas, principalmente por aqueles que se julgam melhores que você. O hábito de criticar é inerente à natureza humana. Caso suas ações sejam realmente corretas e não prejudicam ninguém, não permita-se paralisar-se pelo que as más línguas dizem ao seu respeito.

2 – Assim como aconteceu com Sarita, as pessoas tendem a corresponder positivamente quando tratadas com respeito. Isso é confirmado pelas palavras do filósofo alemão Johann Goethe: “Trate um ser humano como ele é, e ele continuará como ele é. Trate-o como ele pode e deve ser, e ele se tornará pode e deve ser”.

3 – Num mundo em que costumeiramente ouve-se falar de homens que desprezam suas esposas e mulheres que humilham seus maridos, o maior bem que podemos fazer é despertar nas pessoas a riqueza que está dentro delas mesmos. Assim, devemos evitar a todo custo que aqueles que estão próximos de nós se sintam inferiorizados por nossas atitudes. Ao ferir a quem amamos, ferimos a nós mesmos. Ao valorizar aqueles que estão conosco, agregamos valor à nossa própria existência.

4 – Johnny desejava que sua esposa encontrasse a beleza que há anos estava escondido dentro dela mesma. Um grande líder, pai ou marido, deve ter a habilidade de comunicar o valor e potencial às pessoas, de forma que a beleza interior delas se torne tão grande a ponto de influenciar a aparência exterior. Jesus fez isso, por meio de sua morte. Ele deu sua vida para salvar a igreja da perdição total e transforma-la numa esposa bela e triunfante.

“E vós maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela”. (Efesios 5: 25)

📖 Harpa de 1000 Cordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário